Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2014 - 13h23min

Sustentar 2014 começa nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Experiências de agricultura urbana farão parte de seminário que ocorre em parelelo ao Sustentar 2014. FOTO: Cepagro/Divulgação

Começa nesta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a 5ª edição do Sustentar - Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Agricultura Rural e Urbana. O evento tem a finalidade de debater a temática da produção de energia limpa e sustentabilidade com estudantes, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, agricultores e gestores públicos. A abertura será às 9 horas, no Auditório Antonieta de Barros. As atividades prosseguem até sexta-feira (23).

Mais de 500 pessoas inscreveram-se para participar do evento, organizado pela Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Dirceu Dresch (PT). Nesta edição, o fórum volta a ser realizado em Florianópolis, depois de duas edições em Chapecó, e o tema agricultura urbana e rural foi incorporado ao evento com a realização do 1º Seminário Estadual de Agricultura Urbana, que acontece paralelo ao Sustentar 2014.

O Sustentar contará com 23 palestrantes que abordarão temas como mudanças  climáticas, geração de energia e consumo responsável, produção agroecológica de alimentos no meio urbano e rural, geração individual de energia elétrica a partir do marco regulatório da microgeração, criação de empregos "verdes" e a implementação da Política da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pequenas centrais hidrelétricas, parque eólico e biodigestores. "Essas tecnologias usadas para produção de energia limpa já são realidade em Santa Catarina. Mas o estado e o Brasil podem avançar muito mais na discussão e na inter-relação com a agricultura, em especial neste ano, escolhido como o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, afirma Dirceu Dresch.

O fórum também vai proporcionar visitas técnicas, como ao projeto de agricultura urbana Revolução dos Baldinhos, desenvolvido no bairro Monte Cristo. Paralelo ao fórum também haverá uma exposição de empreendimentos voltados à produção sustentável de alimentos.

Ainda é possível se inscrever no fórum. Mais informações podem ser obtidas no site da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, parceira da Assembleia na realização do evento.

Seminário
Paralelo ao Sustentar 2014, o I Seminário Estadual de Agricultura Urbana é organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) e seus parceiros e vai reunir autoridades, representantes de órgãos públicos e instâncias da sociedade civil e acadêmicos para discutir panoramas, limites e possibilidades para a agricultura urbana no estado. Painéis, debates, curso de hortas escolares, mostra fotográfica e visitas de campo estão na programação do seminário.

Um dos destaques será nesta quinta, às 20 horas, quando ocorre a Disco Xepa, evento gastronômico de conscientização sobre o desperdício de alimentos. O banquete será preparado com sobras da Ceasa/SC por chefs do Movimento Slow Food.  Na sexta-feira, a partir das 8 horas, os participantes poderão conhecer experiências de agricultura urbana, percorrendo três rotas - Revolução dos Baldinhos (Monte Cristo), Sítio Flor de Ouro (Ratones), Engenhos de Farinha (Santo Antônio de Lisboa).

Voltar