Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/02/2015 - 16h12min

Suplentes Vampiro, Fernando Coruja e Manoel Mota são empossados

Imprimir Enviar
Luiz Fernando Vampiro, Fernando Coruja e Manoel Mota. FOTOS: Carlos Kilian/Agência AL

Em sessão extraordinária, presidida pelo primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider (PMDB), foram empossados três deputados suplentes na tarde desta terça-feira (3). Assumiram as cadeiras de suplente no Parlamento Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro; Carlos Fernando Coruja e Manoel Mota, todos do PMDB.

Aldo justificou a realização da sessão extraordinária, em virtude da saída dos deputados titulares para compor o alto escalão do governo do estado. Deixaram temporariamente o Parlamento os deputados Moarcir Sopelsa (PMDB), para a Secretaria de Agricultura e Pesca; Ada de Luca (PMDB) para a Secretaria de Justiça e Cidadania; Carlos Chiodini (PMDB), para a Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) fez a leitura dos atos da mesa que convocaram os cidadãos eleitos para assumirem o mandato na Assembleia Legislativa. Os parlamentares tomaram posse um a um, recebendo os cumprimentos dos demais parlamentares, correligionários e familiares que acompanharam a sessão.

Em seus discursos, os novos parlamentares falaram de desafios e expectativas. Luiz Fernando Cardoso emocionou-se ao dizer que era uma satisfação em poder representar o povo catarinense. “Serei um bom defensor, terei respeito a meus colegas e saberei trabalhar em união por Santa Catarina. Não sou deputado de uma região, mas de todo estado”.

Coruja lembrou os desafios da Assembleia Legislativa. “Muitas coisas precisam ser construídas e transformadas. O Parlamento tem esse desafio”.

Manoel Mota assumiu uma cadeira no Palácio Barriga Verde para a sétima legislatura consecutiva. Mota foi ovacionado pela plateia que acompanhava a sessão das galerias do Plenário. “Para mim hoje é uma emoção diferente”, disse o deputado ao agradecer a caravana composta por várias autoridades vindas do Sul para a sessão. “Vamos nos unir novamente pelo Sul”, prometeu.

Todos os suplentes empossados integram a coligação PSD-DEM-PMDB-PRB. Na próxima terça-feira (10), está prevista a posse do quarto suplente da coligação, o médico Dalmo Claro de Oliveira, do PMDB. Ele vai ocupar a vaga do deputado Milton Hobus (PSD), que vai se licenciar para ocupar a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Saudações
Aldo Schneider deu as boas-vindas aos colegas em nome da Mesa da Casa. “Temos muitos desafios em favor do estado neste novo período. Recebam as boas-vindas e sintam-se todos em casa”.

Vários parlamentares saudaram os empossados e os colegas que hoje iniciaram os trabalhos na Assembleia Legislativa.

Marcos Vieira (PSDB) disse que “ficaria capenga este Parlamento sem a presença do deputado Manoel Mota”. Completou afirmando que “na esteira vem a contribuição intelectual que Fernando Coruja deve trazer a esta Casa. Já a juventude do deputado Vampiro vem inspirar os mais velhos aqui”.

Leonel Pavan (PSDB) declarou que “todas as pessoas aqui, independente do tempo de mandato, têm a responsabilidade de lutar de Santa Catarina, para que continue um dos melhores estados do Brasil”.

Darci de Matos (PSD), ressaltou a renovação nas cadeiras da Assembleia. “Deputados jovens e experientes que se juntam a nós e nos inspiram para esta nova legislatura”.

União em favor da sociedade
Jean Kuhlmann (PSD) falou em união. “Acima de tudo, somos uma equipe, que pode divergir. Mas temos de trabalhar em favor de toda sociedade”.

Rodrigo Minotto (PDT) saldou os colegas. “Juntos e unidos para levar os serviços de qualidade ao povo de Santa Catarina. As pessoas precisam de nossa união”.

José Milton Scheffer (PP) cumprimentou especialmente os deputados que estão assumindo os mandatos pela primeira vez. “É um desafio grande, mas é uma oportunidade para todos nós para melhorarmos a vida dos catarinenses”.

César Valduga (PCdoB) citou o sentimento público de luta. “Um sentimento de luta em favor de todo o povo. Seremos um por todos e todos por um em favor de Santa Catarina”.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar