Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/02/2022 - 17h50min

Novo presidente defende transparência e clima harmonioso entre Poderes

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa, presidente da Alesc
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A transparência dos trabalhos legislativos, num clima harmonioso com os demais Poderes, cumprindo com as obrigações da Justiça Eleitoral por ser um ano de eleições, serão as prioridades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, afirmou o novo presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB). A manifestação ocorreu em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (2), logo após as sessões preparatórias que definiram a nova composição da Mesa Diretora da Alesc.

Sopelsa enfatizou que sua prioridade como presidente da Alesc neste ano será de apoiar as prioridades de todos os deputados. “Aquilo que tivermos de fazer aqui em defesa das pessoas, em favor das pessoas, que vá ao encontro das pessoas, não vou medir esforços para poder viabilizar.” Disse que aguarda vários desafios neste ano eleitoral, que serão enfrentados e superadosmas com o apoio dos demais 39 deputados. “Tenho certeza que com transparência e com calma, com lealdade, vamos superar todos os desafios que possam vir. Junto com os deputados, junto com os nossos funcionários, sejam eles efetivos, comissionados ou terceirizados, a Casa vai trabalhar num conjunto, ninguém é nada sozinho.”

Antes da entrevista, o deputado fez um pronunciamento agradecendo à imprensa. “Em toda minha vida sempre respeitei o trabalho da imprensa. Quero dizer que essa Casa estará sempre aberta a vocês e que temos o compromisso e o dever de fazermos a continuidade do trabalho que faz deste Parlamento a casa das leis, a casa do povo, aonde o trabalho seja sempre em defesa e voltado ao bem estar de todos os catarinenses.” Assegurou ainda que não medirá esforços para que a Alesc continue a trabalhar para construir uma sociedade cada vez melhor, principalmente para aqueles mais necessitados.

Sobre os projetos que deverão ser apresentados neste ano para serem apreciados, Moacir Sopelsa disse que pretende se reunir com o ex-presidente, deputado Mauro de Nadal (MDB), ainda nesta semana e no fim de semana para avaliar todas as proposições já encaminhadas e as que possam ser apresentadas. Lembrou ainda que veio de uma família humilde, de agricultores, que tem como tradição produzir alimentos. “Vamos trabalhar aqui para que o nosso país seja mais justo, que possa ser um país em que todos possam se sentir bem na vida.”

Em relação às eleições deste ano, Sopelsa disse que dará toda liberdade para que os deputados possam fazer suas campanhas, mas com consciência de cumprir com a legislação eleitoral. “Em ano eleitoral temos mais responsabilidade, temos que cumprir o que determina a legislação e vamos fazer isso para que o nosso trabalho possa ser executado sem sofrer interferência das eleições.”

Sobre o MDB, o parlamentar defende que o partido deverá construir uma candidatura própria ao governo do Estado. “Sou um soldado do partido, tenho 42 anos de mandato, sempre no MDB, e ele deverá, com apoio de toda nossa bancada, da nossa base, construir essa eleição. Serei parceiro do partido para construir aquilo que a maioria decidir.”

Voltar