Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2014 - 17h31min

Sombrio realiza a 14ª Arraial Fest de 31 de julho a 3 de agosto

Imprimir Enviar

Sombrio, localizada no Sul do estado, realiza entre 31 de julho e 3 de agosto a 14ª edição do Arraial Fest, evento que promove a cultura e a gastronomia açorianas, e divulga setores da indústria local, como a têxtil. Nesta quarta-feira (02), o prefeito Zênio Cardoso, acompanhado da corte real da festa, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar o evento.

Zênio Cardoso destacou as atrações da festa e a proposta de preservação da cultura açoriana. “Temos uma base açoriana e logo no primeiro Arraial Fest, em 1993, o município pode mostrar, mesmo em um evento ainda pequeno, manifestações cultivadas por esta cultura”.

A festa é realizada de dois em dois anos e cresce com o passar do tempo. Na última, foi contabilizado um número de visitantes estimado em 30 mil. Conforme o prefeito, este ano a expectativa é de que no mínimo 50 mil pessoas passem pela cidade e prestigiem a festa que conta com diversas atrações como shows, praça gastronômica, apresentações folclóricas e feira agrícola. Paula Fernandes, Bruno e Marrone, e Chimarruts realizam os shows de destaque deste ano, todos gratuitos.

Destaque na indústria têxtil e calçadista, Sombrio também conta com uma produção ceramista, principalmente na fabricação de tijolos e telhas esmaltadas, e tem nas culturas do arroz e do maracujá sua base agrícola. O maracujá cultivado em Sombrio é conhecido como o melhor do país, segundo o prefeito Zênio Cardoso.

Sobre o município
O município de Sombrio é um dos quinze que pertencem à Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Localizado às margens da BR 101, faz limite, ao sul, com Santa Rosa do Sul; ao norte com Araranguá e Ermo; à oeste com Jacinto Machado e à leste com Balneário Gaivota. Fica a 30 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul e a 245 quilômetros de Florianópolis e possui uma área de 142,7 quilômetros quadrados.

Sombrio destaca-se no setor de confecções, onde diversas empresas produzem artigos de vestuário que são vendidos para diversos estados do Brasil e grandes redes de lojas. Algumas empresas adotaram o sistema de terceirização de algumas etapas da produção, o que proporcionou o surgimento de várias empresas de cunho familiar. Isso promoveu mais oportunidades de emprego e renda para famílias inteiras.

A formação de mão de obra especializada tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria e do Comércio, que promove desde 2002 o Curso de Formação em Costura Industrial. Dois centros atacadistas foram criados no município às margens da BR 101, e são pontos de referência para lojistas da região e de cidades do interior do Rio Grande do Sul.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar