Solenidade marca os 70 anos da Federação Catarinense do Desporto Universitário
Considerada referência nacional, a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) completa em 2014 70 anos de fundação. Para comemorar a data, a entidade realizou, na noite desta segunda-feira (15), uma solenidade na Assembleia Legislativa, para homenagear dirigentes, ex-dirigentes, atletas, instituições universitárias, entre outros parceiros da fundação. A solicitação do evento partiu da deputada Angela Albino (PCdoB).
Criada em 11 de fevereiro de 1944, como Federação Atlética Catarinense de Estudantes, a FCDU tem como principal objetivo incentivar e organizar o esporte universitário no estado. Segundo Manoel Rebelo, atual presidente da entidade, Santa Catarina é considerada referência nacional no setor. Nos últimos anos, sempre está entre os três melhores estados do país. Em 2014, ficou em segundo lugar no ranking brasileiro, atrás apenas de Pernambuco. “Tudo isso ocorre graças ao apoio do governo estadual, às instituições de ensino e aos atletas”, resume Rebelo.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, participou da solenidade. Ele reconheceu o protagonismo de Santa Catarina na área e considerou a federação local uma das melhores do Brasil. “O esporte universitário atua não apenas na formação de atletas de ponta, mas também na formação de líderes, de cidadãos que serão referência no esporte e na vida”, afirma.
O deputado Gilmar Knaesel (PSDB) representou o Parlamento na cerimônia e tabém foi homenageado. O parlamentar, que já foi secretário estadual de Esporte, destacou o papel da federação no desenvolvimento do esporte. “São 70 anos de belos e bons exemplos para o desporto catarinense. Tudo isso se deve ao trabalho sério e organizado realizado pela FCDU e pelas instituições de ensino”, disse.
Um dos homenageados da noite foi Heitor Milton Pereira, um dos primeiros dirigentes da federação, ainda na década de 50. Ele foi reconhecido como Benemérito do Esporte Universitário Brasileiro pela CBDU. O homenageado relembrou das dificuldades no início das competições, quando era necessário viajar de navio para as disputas, em condições precárias. “Santa Catarina, como um estado pequeno, sempre teve a ousadia de enfrentar os grandes estados, pois sempre contou com atletas de valor”.
Agência AL