Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2014 - 13h28min

Solenidade marca a chegada de 30 novos estagiários da Assembleia

Imprimir Enviar
Solenidade foi realizada na noite desta terça-feira (6). FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Os 30 novos estagiários do Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foram apresentados, na noite desta terça-feira (6), em solenidade no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. Eles foram selecionados entre 81 jovens que se inscreveram para a edição 2014 do programa.

Segundo Marilú Lima de Oliveira, coordenadora de Estágios Especiais da Assembleia, os 30 selecionados vão passar por um curso de formação na Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira antes de iniciarem seus estágios no Parlamento catarinense. A previsão é que eles comecem a trabalhar em junho. “São jovens de muita capacidade intelectual que agora vão ter a oportunidade de mostrar sua capacidade de trabalho e ampliar suas perspectivas profissionais”, destacou Marilu.

A seleção dos 30 estagiários foi realizada na segunda quinzena de abril por uma comissão interinstitucional com representantes da Assembleia e da sociedade civil. Eles passaram por entrevistas com assistentes sociais e por dinâmicas de grupo durante a avaliação. “Nosso desejo é que agora eles possam aproveitar essa oportunidade de crescimento profissional”, disse a assistente social Ana Fadel Neves, da Coordenadoria de Saúde do Parlamento, que integrou a comissão interinstitucional.

O presidente em exercício da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), participou da solenidade. Ele desejou boas-vindas aos novos estagiários e destacou a importância do PAB. “Vi esse programa nascer e o acompanho desde então. É uma iniciativa que serviu de modelo e foi copiada em outras assembleias legislativas do Brasil”, comentou.

Estrangeiro
Pela primeira vez em seus dez anos de atuação, o Programa Antonieta de Barros terá a participação de um jovem estrangeiro. O haitiano Chery Clarens, 22 anos, foi selecionado. Há cerca de um ano no Brasil, ele já fala e compreende bem a língua portuguesa. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Espero oferecer o meu melhor”, disse o estagiário, que frequenta o EJA (Educação para Jovens e Adultos) e estuda para o vestibular da UFSC, no curso de Relações Internacionais.

O que é o PAB
O PAB é um programa de ação afirmativa instituído em 2004 que oportuniza estágio no Poder Legislativo a jovens em situação de vulnerabilidade social. Os estagiários são selecionados por mais de 20 entidades sociais de Florianópolis, Biguaçu, São José e Palhoça, de acordo com critérios específicos.

Na seleção são levados em conta aspectos étnicos e de gênero, renda familiar (não superior a 2 salários mínimos), frequência escolar (nível médio ou superior) e vulnerabilidade habitacional. Os estagiários podem permanecer no programa pelo período de até dois anos, período no qual recebem bolsa-auxílio.

Em dez anos de atuação, 251 jovens já passaram pelo programa, sendo 60% mulheres e 40% homens. Os negros representam a maioria, totalizando 74%. Cerca de 60% dos estagiários têm menos de 18 anos quando ingressam no programa e 70% estão cursando o ensino médio. Mais de 70% dos jovens têm renda familiar de até um salário mínimo e 5% não têm renda alguma. Em média, 10% dos estagiários já é pai ou mãe e 5% têm algum tipo de deficiência física.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar