Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/12/2013 - 09h06min

Solenidade enaltece trabalhos em prol da consciência ambiental

Imprimir Enviar
Entidades e pessoas foram homenageadas pela Asssembleia, em sessão solene no Extremo Oeste. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O comprometimento em defesa da vida e do meio ambiente, desenvolvido por organizações e pessoas engajadas em causas sociais, foi reconhecido e enaltecido pelo Poder Legislativo Estadual, em sessão solene realizada em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste. A solenidade, realizada na última sexta-feira (13), foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). No evento, inúmeras entidades e cidadãos que atuam em favor do desenvolvimento da consciência ambiental receberam placas comemorativas, em nome da Assembleia Legislativa.

Natural de Guaraciaba, no Extremo Oeste, Baldissera falou sobre a satisfação de homenagear o trabalho exemplar das entidades e associações. “São pessoas que transformam o seu dia a dia em princípios na defesa da vida, na busca de qualidade de vida a partir da preservação do meio ambiente. Extremamente comprometidas com o seu foco desenvolvem trabalhos visando ao bem-estar das pessoas”, frisou.

Em nome dos homenageados, o tenente Everton Carlos Roncaglio, comandante do 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), agradeceu à homenagem, falando sobre o trabalho prestado pelo batalhão em 15 anos, onde foi construída uma excelente parceria com as mais diversas entidades da região, atuando diretamente na educação ambiental, com o Programa Protetor Ambiental.

“Este é um programa que atua com crianças e adolescente na faixa etária de idade, entre 12 e 16 anos, onde conseguimos incutir com a maior facilidade vários conhecimentos e orientações referentes à questão ambiental. Um projeto vitorioso, não apenas na região Oeste, mas em todo o estado”, conclui. Segundo Roncaglio, o 2º Pelotão da Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental, criado em dezembro de 1998, tem como objetivo proteger o meio ambiente no Extremo Oeste catarinense. Com um efetivo de 18 policiais militares ambientais, atua em 34 municípios.

Coordenadora do Fórum Extremo Oeste da Economia Solidaria, Elisiane Andreola falou sobre a importância receber a homenagem e os desafios que o Fórum enfrenta. Segundo ela, o Fórum, constituído em 2006, tem foco na geração de trabalho, renda e fortalecimento da organização social. Abrangendo o território dos 19 municípios do Extremo Oeste contempla 130 empreendimentos da economia solidária da área rural e urbana, atuando nos mais diversos segmentos. “Em seis anos de atividades nos reunimos para trocar experiências e organizar feiras, na luta para tentar atender os maiores desafios, como a legislação brasileira”, aponta.

Já o representante do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Claudino Dal Mago destaca que a entidade, criada em 2003, atua especificamente na região da bacia hidrográfica do Rio das Antas, abrangendo seus afluentes. Entre os trabalhos desenvolvidos, Claudino destaca a elaboração do termo de referência para os estudos que serão realizados na bacia que resultaram no plano de ação e proteção para 2014.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar