Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2014 - 12h27min

Solenidade em Tubarão marca a abertura do XV Congresso das Apaes de SC

Imprimir Enviar

O XV Congresso Estadual das Apaes teve início na noite desta quarta-feira (21), com a cerimônia de abertura realizada na Sociedade Recreativa Ginástica Tubarão (Sorgitu). O município de Tubarão, no Sul do estado, sedia o evento até o dia 23 de maio, reunindo 1.400 apaeanos que representam as 190 associações instaladas em Santa Catarina. A programação inclui o VI Fórum de Autodefensores e o II Encontro de Presidentes das Apaes de Santa Catarina.

O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. “É fundamental que o Parlamento firme parcerias com instituições de respeito e credibilidade como as Apaes, que trabalham fortemente pela inclusão social. Esperamos que os profissionais que atuam nas associações com tanta dedicação e comprometimento saiam mais preparados para superar as dificuldades do cotidiano”, disse o presidente da comissão, deputado José Nei Ascari (PSD).

O tema central do congresso é “Desenvolvendo competência para uma atuação consciente”, com foco na capacitação profissional. Ao longo dos próximos dois dias de atividades, os participantes vão acompanhar palestras, debates e minicursos. “A expectativa é excelente. Já consideramos um sucesso de público”, afirmou o presidente da Federação Catarinense das Apaes, Júlio César de Aguiar.

No estado, a Rede de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais conta com 5 mil funcionários, 6 mil dirigentes e 15 mil voluntários para prestar atendimento a cerca de 18 mil alunos. Trata-se de um movimento social que promove e articula ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “As nossas Apaes são referência para o Brasil em termos de prestação de serviços de saúde, educação e assistência social direcionados à inclusão, mas também de amor aos alunos. Essa vontade de aprender e de buscar o melhor é o diferencial”, falou Aguiar.

Para a presidente da Apae de Tubarão, Noilda Domingos Fogaça, o congresso é uma oportunidade de provocar a reflexão sobre os desafios impostos na atualidade às pessoas com deficiência. “Precisamos buscar soluções para superar o isolamento, melhorar a comunicação, promover a qualidade nos atendimentos das Apaes, fortalecer vínculos familiares, assegurar condições para o pleno direito dos atendidos. O trabalho é contínuo e devemos sempre nos empenhar para oferecer o melhor”, ressaltou.

A cerimônia de abertura do congresso foi prestigiada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior; pelo prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti; pela coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Mendes; e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Julio Garcia. Também estiveram presentes a presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Maria da Silva Lêdo; o conselheiro da Região Litoral Sul das Apaes, Vanderlei Paim; e o casal estadual de autodefensores, Jair da Silva Rocha e Alessandra Rafaela Kickhofel.

A solenidade contou com a apresentação artística de alunos da Apae de Tubarão, acompanhados pelo grupo musical Dom Maior. Também teve a participação especial de personagens do Carnevale di Venezia, que divulgam a festa do município de Nova Veneza. A noite foi encerrada com a palestra motivacional “Construa hoje o seu amanhã”, ministrada por Ramon Guedes.

Homenagens
A Federação das Apaes de Santa Catarina e a Apae de Tubarão prestaram homenagens a personalidades pela contribuição ao movimento apaeano:

  • Cornélio Vieira Neves, do Rotary Club de Tubarão (doação da primeira casa para a instalação da Apae)
  • Sérgio Fernandes Maciel, presidente do Rotary Club de Tubarão
  • Carlos Moritz (in memoriam), representado por sua filha, Maria Tereza Moritz (fundador da primeira Apae em Santa Catarina, na cidade de Brusque)
  • Pierre Moritz (filho de Carlos Moritz, primeiro aluno da Apae de Brusque)
  • prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti
  • presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari
  • secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior
  • conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Julio Garcia (pela criação da Lei 13.633/2005, que destina 1% do Fundo Social para as Apaes do Estado de Santa Catarina)
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar