Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2022 - 16h40min

Soldados da PM de Tijucas recebem moção de aplauso

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha, deputado Coronel Mocellin, vereadores de Tijucas e homenageados
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Os soldados da Polícia Militar da 3ª Companhia do 12º Batalhão, Thiago da Rosa Calonico e André da Silva, foram homenageados, na tarde desta terça-feira (17), pela Assembleia Legislativa com moção de aplauso. O ato foi uma iniciativa da deputada Paulinha (Podemos) e foi prestigiado pelo deputado Coronel Mocellin (Republicanos), vereadores Rudnei de Amorim e Ezequiel de Amorim, ambos do PSD, e pelos comandantes da Companhia, major Márcio Favoretto, e da 3ª Regional da PM, coronel Jofrey Santos da Silva.

No dia 27 de abril, em Tijucas, os soldados salvaram a vida de um bebe com 18 dias de vida. A criança estava afogada com leite materno e os policiais, com extrema agilidade, receberam o bebê nos braços da mãe, roxa e sem respirar. Os policiais militares iniciaram o atendimento de primeiros socorros para desafogar a criança, após algumas manobras de Heimlich, a criança começou a expelir líquido pela boca e voltou a respirar.

A deputada Paulinha afirmou que o Parlamento tem que enaltecer os heróis de verdade, as pessoas, independente de profissão, que tomam à frente na proteção da vida. “Foi isso que esses meninos fizeram, eles promoveram um trabalho em favor de uma pequena vida, de apenas 18 dias, que foi além da farda. Eles chegaram a um ambiente repleto de desespero da família, um bebê nas condições sem condições de respirar e eles promoveram a manobra mais rápido possível para resgatar essa vida. A gente tem que mostrar que a nossa Polícia Militar tem atos de bravura, de coragem e de proteção da vida.”

O deputado Coronel Mocellin agradeceu a deputada Paulinha pela homenagem aos policiais militares, destacando que eles ultrapassaram o limite do dever e demonstraram que a Polícia Militar está preparada para atender a população. “Eles são exemplos para todos nós.” O comandante da 3ª Regional da PM, coronel Jofrey Santos da Silva, destacou a honra de estar no Parlamento homenageando os dois soldados que em sua opinião traduzem o que a Polícia Militar tem como seus valores, salvaguardar bens e pessoas.

O soldado André da Silva disse que também tem uma filha e que o momento foi bem assustador devido o desespero dos pais. “A gente sofre aquela pressão, se não der certo, a criança pode morrer, tivemos que fazer a manobra e ao mesmo tempo ter cuidado com ela por ter apenas 18 dias. Graças a Deus, deu tudo certo. É extremamente emocionando ver a gratidão da família e da criança, que está bem. Ficamos gratos pelo reconhecimento regional e agora pela mídia estadual por meio do Parlamento catarinense.”

O soldado Thiago da Rosa Calonico disse que é foi um atendimento diferente do que eles estão acostumados atender na região. “Foi a primeira vez que tive a oportunidade de atender e você sente uma apreensão, depois uma satisfação enorme em saber que aquela criança está viva e bem. Ficamos grato pelo reconhecimento feito por todo Parlamento.”

Voltar