Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/03/2016 - 18h14min

Sinal da Rádio AL será transmitido via FM na Grande Florianópolis

Imprimir Enviar
Rossani Thomas, representante da Alesc, assina o acordo com a Câmara dos Deputados

Foi assinado na tarde desta terça-feira (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Câmara Federal para a transmissão do sinal da Rádio AL, a web rádio da Alesc, por meio de uma emissora de rádio FM. Outras sete câmaras municipais também assinaram o acordo para viabilizar a abertura de seus sinais de rádio ou TV.

Os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, e Cleber Verde (PRB-MA), diretor de Comunicação Social da Câmara, assinaram o convênio, na presença dos representantes dos parlamentos. A coordenadora de Imprensa da Alesc, Rossani Thomas, representou a Alesc na cerimônia. A deputada federal catarinense Geovânia de Sá (PSDB) acompanhou o evento.

Num primeiro momento, o sinal vai estar disponível para os moradores da Grande Florianópolis. Pelo acordo firmado, a Câmara dos Deputados fará a instalação do sistema de transmissão, e a Assembleia Legislativa assume o compromisso de mantê-la no ar. Com isso, a população poderá acompanhar as sessões da Alesc, as reuniões das comissões, as reportagens elaboradas pela Rádio AL por meio de uma emissora FM, cuja frequência será definida posteriormente. A expectativa que as transmissões sejam iniciadas ainda este ano.

Além da Alesc, também assinaram o termo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados as rádios das câmaras municipais de Ourinhos (SP), de Pouso Alegre (MG) e de Joinville. As câmaras de Blumenau, Pelotas (RS), Timon (MA) e Varginha (MG) assinaram acordo para abrir o sinal de transmissão de TV.

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que a assinatura dos termos de cooperação amplia a transparência do Poder Legislativo e permite à população conhecer o posicionamento e o trabalho de seus representantes. “É um avanço que permite que a população cobre e melhore a atuação dos deputados, pois ela conhecerá melhor a realidade do Poder Legislativo”, disse Eduardo Cunha.

O diretor de Comunicação Social da Câmara explicou que os acordos fortalecem ainda mais a criação da Rede Legislativa que visa democratizar a informação sobre o trabalho parlamentar. “É para que a população fique mais consciente sobre o papel e a importância de seus deputados e vereadores”, afirmou Verde.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou que a assinatura do acordo representa uma nova fase na comunicação da Alesc. “Com a rádio FM, nós aprimoramos nossa comunicação e permitimos que o cidadão bem informado possa ter uma participação mais efetiva e uma cidadania plena”, considerou.

Desde 1998, a Rádio AL atua no Parlamento como web rádio, transmitindo pela internet as atividades do Legislativo, além de conteúdos jornalísticos e de produção. A emissora também funciona como rádio-agência e gera boletins diários de notícias para rádios de todo o estado.

(Marcelo Espinoza e Rossani Thomas)

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar