Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/03/2023 - 13h12min

Setor empresarial de SC busca aproximação com a Alesc

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), recebeu, nesta terça-feira (7), a visita de representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). Os gestores demonstraram interesse em aproximar o setor empresarial e a Alesc no debate de questões consideradas relevantes para o desenvolvimento do estado.

O Cofem é formado pelas federações da Indústria (Fiesc), Agricultura (Faesc), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (Facisc) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Falando em nome do Cofem, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que “Santa Catarina é um estado industrializado. Apenas o setor industrial responde por 34% dos empregos formais, contribuindo para posicionar o estado como o de menor taxa de desemprego do país”.

Na ocasião, os empresários apresentaram ao presidente da Alesc uma lista de assuntos da economia que são considerados prioritários pelo setor e pediram o apoio do parlamento no debate dessas questões. “Falamos aqui sobre Mata Atlântica, Código Florestal, infraestrutura, a questão dos Portos, do Tribunal Administrativo Tributário (TAT), dos incentivos fiscais, também do E-commerce, para que nós pudéssemos em conjunto construir soluções para atender às demandas catarinenses”, esclareceu o presidente da Fiesc.

O deputado Mauro de Nadal foi convidado a fazer uma visita à sede do Cofem, em Florianópolis. O presidente da Assembleia Legislativa reconheceu a importância de aproximar e fortalecer o diálogo entre o parlamento e as federações empresariais.“Nós temos temas que convergem e precisamos aproximar esses atores para que possamos fazer o amadurecimento da política que ajude Santa Catarina a se desenvolver cada vez mais. O propósito da aproximação nesse momento é para ouvir essas federações, colocá-las dentro dessa conjuntura que vive o estado e ajudá-las a desenvolver e a gerar oportunidades”, afirmou Nadal.

As federações empresariais foram representadas na reunião pelos seus presidentes: Mario Cezar de Aguiar, da Fiesc; Onildo Dalbosco Junior, da FCDL; Sérgio Rodrigues Alves, da Facisc; e Hélio Dagnoni, da Fecomércio. A Fetrancesc foi representada pelo vice-presidente, Riberto Lima, a Faesc por Enori Barbieri, também vice-presidente, e o Sebrae, por Carlos Henrique Ramos Fonseca, superintendente em Santa Catarina.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar