Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2024 - 15h32min

Sessão tem sugestão de PPP em escolas e alerta para SC-110, em Urubici

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Durante a sessão de quarta-feira (29) da Assembleia Legislativa, integrante do Novo sugeriu ao Executivo que estabeleça parcerias público-privadas (PPPs) nas escolas estaduais, enquanto membro do PL alertou para a interrupção total da SC-110, em Urubici.

“Fizemos uma indicação para que o governo aplique a Lei nº 18.745/2023, das parcerias público-privadas (PPPs), para que as empresas possam adotar escolas na manutenção de pequenos equipamentos. A iniciativa privada entra com a eficiência, faz mais com menos recursos, em contrapartida poderia explorar visualmente (os prédios) das escolas”, defendeu André de Oliveira (Novo), que lamentou a situação da infraestrutura das escolas estaduais na região de Itapema.

Já Marcius Machado (PL) alertou os motoristas que a SC-110, que liga a BR-282 a Urubici, na Serra, está totalmente interditada.

“Houve um desmoronamento, entrei em contato com o coordenador regional de Infraestrutura e estão com uma força-tarefa gigantesca para liberar a pista. Previsão de liberar até sexta-feira”, garantiu Machado.

Jantar para protetora
Machado anunciou a realização de um jantar, em Lages, em prol de uma protetora da cidade que atende cerca de 300 animais.

“Ela passa por situações complicadas, às vezes receio que enfarte”, confessou Machado, explicando em seguida que 80% da arrecadação será destinado à protetora, 20% às protetoras independentes e toda renda obtida com rifas e vendas de objetos será destinada às protetoras do Rio Grande do Sul.

Trabalho da Fetraf-SC
Rodrigo Preis (PT) destacou na tribuna as atividades da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-SC), como a construção de políticas públicas para a agricultura familiar.

“A Fretraf-SC é uma federação em prol da agricultura familiar, com sede em Chapecó e com atuação em mais de 100 municípios”, informou Preis, que lembrou o sucesso da entidade na defesa dos direitos previdenciários dos trabalhadores na agricultura.

Atualmente, segundo o ex-prefeito de Rio do Campo, a Fetraf apoia a inovação, com pesquisa e desenvolvimento de máquinas adequadas à realidade das propriedades catarinenses, além de incentivar a autonomia financeira das propriedades, sob o lema “produzindo mais e gastando menos”.

Discurso final
André de Oliveira despediu-se dos colegas depois de 30 dias como titular de uma cadeira na Casa do Povo barriga-verde. Na avaliação do parlamentar, apesar de breve, o mandato foi intenso.

“Sentimento de dever cumprido, se Deus quiser logo nos encontraremos de novo”, prometeu o representante de Itapema.

Emerson Stein (MDB) parabenizou André pela passagem e reclamou maior representatividade para a Costa Esmeralda. Ivan Naatz (PL) desejou-lhe sorte na caminhada. Lunelli (MDB) ressaltou a defesa de princípios comuns. Maurício Peixer (PL) também citou bandeiras comuns, destacando a participação de André na Renovação Carismática Católica.

Maurício Eskudlark (PL) avaliou que André voltará para a Assembleia, não como suplente, mas como titular. Jair Miotto (União) ressaltou a defesa dos princípios cristãos. Mauro de Nadal (MDB) parabenizou-o pela estreia no Parlamento e lembrou uma frase do ex-deputado Dalmo Claro de Oliveira, de Joinville: “esse ambiente parece que contagia positivamente e dá vontade de estar aqui”.

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar