Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2015 - 11h06min

Sessão solene em Araranguá celebra 60 anos do Colégio Murialdo

Imprimir Enviar
Homenagem foi realizada na Câmara Municipal de Araranguá. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou o Colégio Murialdo pelos 60 anos de fundação em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Araranguá. 

As atividades da instituição foram iniciadas em abril de 1955, com 36 alunos da primeira série do ensino ginasial, hoje fundamental. Atualmente possui 996 estudantes matriculados, 20 funcionários e 72 professores. O colégio tem parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar), que oferta cursos de graduação e pós-graduação a distância. Também mantém o Centro de Aprendizagem Murialdo (CAM), projeto social voltado à preparação de jovens de escolas públicas para ingressarem no mercado de trabalho.

O proponente da solenidade, deputado José Milton Scheffer (PP), ressaltou a importância da instituição na história da cidade e da região Sul do estado. “É um colégio que realiza um grande trabalho e faz a diferença na vida da sociedade. Muitas vezes a história de Araranguá e do colégio se confundem, pela importância no passado e na atualidade, considerando que é uma instituição que se renova, mas conserva o diferencial de repassar aos alunos valores e princípios de educação, ética, religião, respeito, solidariedade e família.”

Para o diretor do Colégio Murialdo, padre Vilcionei Baggio, a instituição se destaca por “educar o coração”, com o comprometimento dos professores e a participação dos pais. “Sempre buscamos como missão a qualidade educacional, mas não queremos somente transmitir conteúdo, isso é obrigação de toda escola. Primamos por educar o coração, ou seja, formar a pessoa para que seja um agente social de transformação.”

Durante a sessão solene, foram homenageadas personalidades que contribuíram com a instituição ao longo dos anos. Dentre elas, o padre Raimundo Pauletti, que foi aluno, estagiário e diretor do Colégio Murialdo entre 1988 e 1993. “Estamos vivendo em tempos efêmeros, em que tudo passa rapidamente. Esse reconhecimento da Assembleia Legislativa significa muito, porque se trata de uma instituição sólida, construída com muito trabalho e dedicação.”

Ele frisou, ainda, que a celebração das seis décadas do colégio coincide com a comemoração de 100 anos da chegada da Congregação de Josefinos de Murialdo ao Brasil. “Araranguá é fruto da semente lançada por São Leonardo Murialdo, em 1873, na Itália.”

Os deputados Manoel Mota (PMDB) e Rodrigo Minotto (PDT) também participaram da sessão solene. “É o momento de reconhecer a importância dessa instituição de ensino, que prestou e presta relevantes serviços à região. O Colégio Murialdo é sinônimo de qualidade, é um orgulho para quem o conhece”, disse o peemedebista. “É uma referência no Sul de Santa Catarina, ao capacitar, qualificar e levar conhecimento às pessoas para o desenvolvimento da nossa região e do nosso estado”, acrescentou Minotto.

A solenidade contou com a apresentação da Escola de Música Murialdo, regida pelo professor Osni Costa Júnior. O evento foi prestigiado por autoridades civis e religiosas, lideranças comunitárias, funcionários, estudantes e ex-alunos do colégio.

Homenageados:

  • Padre Vilcionei Baggio, diretor do Colégio Murialdo
  • Padre Raimundo Pauletti, diretor do Colégio Murialdo entre 1988 e 1993
  • Deoclécio Pereira Machado, primeiro professor do Ginásio dos Padres, atual Colégio Murialdo
  • Ayres Koerig, membro da primeira Diretoria da Associação de Pais e Mestres
  • João Agenor Cechinel, membro da área administrativa do Colégio Murialdo, na função de zelador, o funcionário mais antigo da escola
  • Elisiário Ferreira, primeiro aluno matriculado no Colégio Murialdo
  • Evanir Bonfanti Rosa, coordenadora do projeto Centro de Aprendizagem Murialdo (CAM)
  • Irmão Celeste Roman, incentivador do esporte na região da Amesc
  • Maria Salete Gomes Hilzendeger, primeira supervisora pedagógica do Colégio Murialdo
  • Edinelci Vieira Savi Mondo, coordenadora pedagógica com mais tempo de atuação no Colégio Murialdo
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar