Sessão solene em Antônio Carlos marca 50 anos de emancipação do município
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quarta-feira (6), no auditório da Prefeitura de Antônio Carlos, sessão solene em comemoração aos 50 anos de emancipação político-administrativa do município, situado na Grande Florianópolis. O Parlamento catarinense concedeu honrarias a representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais.
Em referência à data comemorativa, o Grupo Gestor do Cinquentenário, organizado pela administração municipal, prestou homenagem a 50 personalidades que fazem parte da história de Antônio Carlos. Foram agraciadas pessoas que contribuíram para a construção e o desenvolvimento da cidade, como líderes políticos e religiosos, professores, agentes públicos, profissionais da área da saúde, escritores, agricultores, comerciantes e industriais. “Os homenageados representam todo o povo antônio-carlense. Somos parte dessa história e estamos todos de parabéns”, disse o presidente do Grupo Gestor, Gilberto Hoffmann.
Em nome dos homenageados, o bispo emérito da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Vito Schlickmann, relembrou os desafios enfrentados à época do desmembramento de Antônio Carlos de Biguaçu, em 1963. “A autonomia política era imprescindível para resolver problemas da comunidade, relacionados, por exemplo, à falta de energia elétrica, à necessidade de obras de infraestrutura, de modernização das atividades agrícolas e de comercialização dos produtos locais. A partir do desmembramento, Antônio Carlos entrou em uma nova fase de progresso”, salientou.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), e pelos parlamentares pepistas Reno Caramori, José Milton Scheffer e Valmir Comin. Também marcaram presença no evento o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais da região, entre outras autoridades.
Os parlamentares ressaltaram em seus discursos a importância da agricultura para o município, que se destaca como o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, com média anual de 150 mil toneladas. “Antônio Carlos é um município essencialmente agrícola, que forjou a sua história através da luta, da perseverança, da dedicação, e se concretiza como uma cidade exemplo para todos os catarinenses”, disse o proponente da sessão solene, deputado licenciado Valmir Comin. “Cumprimentamos todos aqueles que construíram essa história vitoriosa e agradecemos essa gente trabalhadora que empreende com tanta competência. O município é referência em várias atividades e mostra a sua força no setor primário, com uma agricultura pujante, tão relevante para o abastecimento de hortifrutigrangeiros na Grande Florianópolis e em Santa Catarina”, acrescentou Ponticelli.
O prefeito Antônio Paulo Remor destacou as características e valores dos antônio-carlenses. “Desde a colonização alemã, em 1830, não paramos de crescer, sustentados por uma fé divina inabalável e uma força de trabalho propulsora de desenvolvimento sustentável. Nossa história nos enche de orgulho. Somos um povo ordeiro e trabalhador e queremos contribuir para que a cidade se projete ainda mais nos cenários estadual e federal”, falou. A população estimada de Antônio Carlos em 2013, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 7,9 mil habitantes.
Selos personalizados
Durante a solenidade, a diretoria regional dos Correios realizou cerimônia de lançamento de selos e carimbo personalizados alusivos aos 50 anos de emancipação político-administrativa de Antônio Carlos.
A sessão contou também com a participação do Coral Poesis, sob a regência do maestro Silvério Petri.
Rádio AL