Sessão na Alesc ressalta importância do Rotary Club no voluntariado
FOTO: Solon Soares/Agência AL
O Rotary Club em Santa Catarina foi homenageado na noite desta quarta-feira (15) pela Assembleia Legislativa, em sessão especial proposta pelo deputado Patrício Destro (PSB). Na solenidade, que ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, os participantes enalteceram a vocação dos Rotarys Clubs na promoção do voluntariado e no desenvolvimento de ações que visam à melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, nas mais várias áreas.
Participaram rotarianos dos três distritos com jurisdição em Santa Catarina: 4650, com atuação nas regiões Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano e parte do Sul; 4651, responsável pela maioria do litoral catarinense; e 4740, situado no Oeste e Extremo Oeste. Ao todo, 26 pessoas ligadas ao clube de serviço foram homenageadas com placas e certificados.
Em Santa Catarina, são aproximadamente 6,5 mil rotarianos. No Brasil, há 42 mil voluntários. Globalmente, o Rotary reúne 1,2 milhões de pessoas em 219 países.
O governador do Distrito 4650, Herildo Monteiro Filho, lembrou que a atuação do Rotary busca essencialmente criar um mundo melhor. “O rotariano não se reúne apenas socialmente, se reúne para prestar serviço. A nossa ideia é transformar vidas”.
A sessão especial da Alesc, para o governador, é o reconhecimento aos projetos desenvolvidos pela entidade em todo o mundo e que geralmente são desconhecidos da população, como a iniciativa de erradicação da poliomielite. “Esse reconhecimento da Assembleia é para coroar a ideia que o poder público também vê no Rotary um instrumento social importante”, disse.
A governadora do Distrito 4740, Teresinha Lando, afirmou que o Rotary atua com projetos principalmente nas áreas do meio ambiente, educação e saúde. Em Concórdia, por exemplo, o clube atua na montagem de um banco de leite materno, além de já ter adquirido mamógrafo para municípios da região, sempre com o apoio de parceiros internacionais e da Fundação Rotária. “É fascinante fazer parte do Rotary. É uma família que se ama, se ajuda e ajuda o próximo”, comentou Teresinha.
Jaime Ziliotto, governador do Distrito 4651, afirmou que a sessão especial da Assembleia valoriza o trabalho do Rotary e faz com que a mensagem do clube chegue a vários catarinenses.
“Todas as pessoas que querem ser voluntárias em benefício da comunidade, quem têm vocação de servir, procurem o Rotary. Nós sempre teremos espaço para aqueles que tenham boa vontade e interesse em abraçar a nossa causa”, disse Ziliotto. “O rotariano tem que ser um profissional de caráter, com moral ilibada e que queira prestar serviços à comunidade. Nós transformamos profissionais em voluntários”, completou Monteiro Filho.
Homenageados:
- Herildo Monteiro Filho
- Jaime Ziliotto
- Teresinha Lando
- Fernanda Ternes Gonzales
- Dulce Joana Weirich
- João Raizel
- Marli Becker
- Afonso Müller
- Clara Frida Pereira
- Ana Paula Tecchio Gonçalves
- Claudia Grander Barbieri
- Ottokar Adolfo Hagemann (in memorian)
- Wan Yu Chi
- Marilene Vargas Souto
- Nilson Algarves
- Sonia Dzis Giacomini
- Silvio dos Santos Rosa
- José Alberto Noldin
- Renato Tadeu Rodolfo
- Valmiré Ouriques
- Cioney Giovanella
- Leopoldo Defaci
- Fabiane Kanzler Maiochi
- Diogo Velho Kirchner
- Ronny Janssens
- Helvino Wilsmann
- Ernoe Eger
Agência AL