Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2022 - 21h23min

Sessão solene marca os 145 anos da imigração italiana no Sul do estado 

Imprimir Enviar
O proponente da sessão, deputado José Milton Scheffer, discursa durante a homenagem, realizada nesta sexta (29)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A interpretação dos hinos brasileiro e italiano marcou a abertura da sessão solene em homenagem aos 145 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina e da fundação da Colônia Azambuja, em Pedras Grandes, na noite desta sexta-feira (29), no salão paroquial da Igreja São Marcos. Lideranças políticas e empresariais da região prestigiaram o evento que contou com a apresentação de um vídeo institucional sobre a história do primeiro assentamento de imigrantes italianos no Sul do estado e apresentações de corais. 

O proponente da sessão, o deputado José Milton Scheffer (PP), enalteceu a importância da solenidade e destacou que o Parlamento catarinense aprovou por unanimidade a realização do evento. Ele lembrou que, além do resgate histórico, a sessão homenageia de forma simbólica, com a entrega de placas comemorativas, pessoas e entidades que contribuíram para a fundação e desenvolvimento da Colônia Azambuja no Estado.

“Essa é a nossa forma de valorizar a cultura e trazer ao conhecimento da sociedade toda a importância da imigração italiana para o nosso estado, seja na agricultura, na religiosidade, no empreendedorismo que em muito transformou Santa Catarina ao longo destes 145 anos.” 

O deputado destacou que a imigração italiana é responsável por boa parte da cultura catarinense e que um evento como esse, realizado na localidade de Azambuja, em Pedras Grandes, traz a luz toda a história dos 145 anos da colonização italiana no estado. “60% da população catarinense é descendente de italianos e eles são responsáveis, não só pela nossa cultura, mas pelo nosso desenvolvimento industrial e agrícola. Azambuja foi a primeira colônia italiana no Sul do estado e a partir dela vários municípios da região foram surgindo. A Alesc presta uma grande homenagem a essas 90 famílias que há 145 anos saíram da Itália e vieram para o Brasil construírem suas vidas, que hoje é motivo de orgulho para todos nós catarinenses.” 

Scheffer relatou que a história da colonização teve início em 28 de abril de 1877, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes, com 90 famílias, somando um total de 291 pessoas vindos a bordo do navio vapor Rivadavia. Ele homenageou a coragem, a fé para encontrar a força junto a Deus, construindo grutas e santuários, e o trabalho, características marcante desses imigrantes, que construíram vilas e cidades que hoje são destaques no estado e em todo o Brasil.  
 
A deputada Ada Faraco De Luca (MDB), condessa de Azambuja, também enalteceu a importância da sessão solene e a história dos primeiros imigrantes italianos. “Quando estava vindo para Azambuja estava pensando nestes heróis que vieram para cá há 145 anos. O trabalho que eles passaram, para se alimentarem, sofrendo doenças, os partos, enfim tudo da vida. Fico muito feliz de estar aqui hoje, porque sou condessa de Azambuja, faço parte desta colonização. Minha família é da Itália, tanto do lado Faraco e de Lucca, dos dois lados, e hoje a gente coloca dificuldade em tudo, imagina há 145 anos, as dificuldades que sofreram e fizeram sua história e de Santa Catarina.” 
 
Em nome dos prefeitos homenageados, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), destacou sua satisfação em representar os colegas, considerando a importância da solenidade. Descendente de italianos, o parlamentar fez questão de resgatar os primeiros passos da colonização, lembrando que a fundação da Colônia Azambuja, na região de Pedras Grandes, foi o marco inicial da colonização italiana no Sul de Santa Catarina. 
 
Segundo Ponticelli, um ano após a sua fundação ocorreu a expansão da colonização para outros locais, mas Azambuja continuou a ser o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no Sul do estado até meados da última década do século 19. “Elevada a distrito em 1888, Pedras Grandes foi estabelecido a município em 1961, quando se desmembrou de Tubarão.” 

Já em nome dos homenageados, o senador italiano Fábio Porta destacou os 145 anos de uma história extraordinária que nasceu em Azambuja, que para ele, como senador representando os ítalo-brasileiros, é um motivo de orgulho. “290 pessoas chegaram aqui há 145 anos, depois de 42 dias de viagem de navio, e isso é um símbolo de uma epopeia, uma história que temos que lembrar, homenagear, respeitar e divulgar. Por isso, o evento de hoje tem um significado importante para Santa Catarina, Brasil e para a Itália.” 

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (PP), salientou que para o município, sede da colonização italiana no Sul do estado, é uma honra receber a sessão solene do Parlamento catarinense, que homenageia a saga vitoriosa destes primeiros imigrantes italianos. “Eles nos ajudaram a construir toda essa região espetacular que nós temos.”

 O prefeito falou que para homenagear os imigrantes, a rota italiana do sul do estado e a ligação com a Itália, foi proposta a construção de uma réplica da Torre de Pisa, que será um centro cultural, educacional, que irá fomentar a ligação com a Itália e ajudar no desenvolvimento do turismo na região. A obra está orçada em torno de R$ 3,5 milhões de investimentos do governo federal e estadual.

O monumento original, localizado na região da Toscana, na Itália, tem 57 metros de altura e 15 metros de diâmetro, explicou o prefeito. Já a construção em solo catarinense, terá 30 metros de altura e 8 metros de diâmetro e terá como diferencial ser o primeiro prédio do mundo que será inclinada depois de concluída. O projeto é elaborado pela prefeitura e ainda prevê outras obras no entorno da réplica, que será erguida na praça central do distrito de Azambuja. A previsão de conclusão até 2024.  

Após os pronunciamentos e a entrega das homenagens, a solenidade foi encerrada com a apresentação do Coral Municipal de Pedras Grandes, que interpretou a música “Mérica, Mérica”, composição de Ângelo Giusti. 
 
Homenageados:

  • Prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Fillipi; 
  • Governador Carlos Moisés; 
  • Reitor do Centro Universitário Barriga Verde, Guilherme Valente de Souza;  
  • Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azarello; 
  • Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia; 
  • Senador da Itália, Fábio Porta; 
  • O senhor Aldo Felippe, descendente dos primeiros imigrantes italianos da região; 
  • Benony Schmitz Filho; 
  • Genésio Spillere; 
  • Sanciro Ghislandi.

Homenagem a personalidades pelo apoio e pelos bons serviços prestados ao fomento da cultura italiana nos municípios da região: 

  • Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach; 
  • Presidente da Fecam e prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch; 
  • Prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri Marcelino; 
  • Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; 
  • Prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberto Júnior; 
  • Prefeita de Içara, Dalvania Pereira Cardoso; 
  • Prefeita de Lauro Müller, Saionara Correa de Carvalho Bora; 
  • Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral;  
  • Prefeito de Nova Veneza, Rogério José Frigo; 
  • Prefeito de Siderópolis, Angelo Franqui Salvaro; 
  • Prefeito de Treviso, Valério Moretti; 
  • Prefeito de Treze de Maio, Jailso Bardini; 
  • Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; 
  • Prefeito em exercício de Urussanga, Jair Nandi; 
  • Vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo; 
  • Eduardo Cechinel Bonetti.
Voltar