Sessão especial no Parlamento marca 55 anos de fundação do Crea-SC
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), que completa 55 anos de fundação no próximo dia 17, foi homenageada pelo Parlamento catarinense em sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (14), no Plenário Deputado Osni Régis. A entidade representa 49 mil profissionais e mais de 12,5 mil empresas no estado.
A homenagem, de autoria do deputado Reno Caramori (PP), foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. O parlamentar destacou a atuação do conselho na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, bem como o comprometimento com o progresso e o desenvolvimento de projetos de interesse social. “Ressalto a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido pela instituição em benefício da sociedade catarinense”, disse.
O presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, salientou a trajetória de conquistas marcada pela defesa dos direitos e anseios dos profissionais e da sociedade. “Durante cinco décadas e meia a atuação do Crea-SC foi norteada por uma conduta ética, tendo como foco a fiscalização do exercício profissional, a segurança e a qualidade de vida da população”.
A solenidade foi prestigiada por ex-presidentes, conselheiros, inspetores, presidentes de Creas e de entidades de classe, colaboradores e profissionais do sistema, além de prefeitos, vereadores e representantes de universidades.
Entre as autoridades que compuseram a mesa do ato solene, estavam o deputado José Milton Scheffer (PP), o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Júlio Fialkoski; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller; e o secretário municipal de Florianópolis de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves.
Honrarias
O atual presidente e de um dos fundadores do Crea-SC, engenheiro Renato Genovez, recebeu a homenagem em nome da entidade. Também foram lembrados todos os ex-presidentes pela contribuição para o crescimento e o fortalecimento do Conselho.
O Crea-SC, por sua vez, prestou homenagem a personalidades e entidades que fazem parte da história da instituição. O deputado Reno Caramori recebeu o título de “Amigo da Engenharia”. Funcionários, profissionais e entidades ligadas à entidade também foram lembrados.
Lançamento
Logo após a sessão, o Crea-SC lançou no hall do Palácio Barriga-Verde,a 4ª edição do Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia, uma ferramenta de divulgação dos produtos e serviços das empresas catarinenses. As comemorações pelos 55 anos de história incluem ainda a realização do 5º Seminário Estadual de Inspetores (Seinsp) e do 3º Encontro de Presidentes de Entidades de Classe.
Dirigentes do Crea-SC homenageados pela Assembleia:
- Engenheiro Renato Genovez, atual presidente
- Engenheiro civil Celso Ramos Filho (1958 a 1973)
- Engenheiro metalúrgico Carlos Calliari (1973 a 1978)
- Engenheiro civil Paulo Kabral Wendhausen - in memoriam (1979 a 1981)
- Engenheiro eletricista Edison Macedo (1982 a 1987)
- Engenheiro agrônomo Oly Joaquim de Carvalho - in memoriam (1988 a 1990)
- Engenheiro civil Wilson Lang (1990 a 1996)
- Engenheiro eletricista Luiz Roberto Glavam (1997 a 1999)
- Engenheiro civil Celso Francisco Ramos Fonseca (2000 a 2003 e 2004 a 2005)
- Engenheiro civil Rogério Novaes (2003 a 2004)
- Engenheiro agrônomo Raul Zucatto (2006 a 2011)
Homengeados pelo Crea-SC:
- Deputado Reno Caramori, considerado “Amigo da Engenharia”
- Adilson Amândio Vieira, funcionário mais antigo em atividade, tendo iniciado seus trabalhos em 17 de março de 1975;
- Engenheiro civil João Maria de Oliveira, profissional com registro mais antigo, de número 48, feito em 8 de julho de 1958;
- Associação Catarinense de Engenheiros, entidade de classe mais antiga com registro no CREA-SC, fundada em 24 de maio de 1934;
- Universidade do Vale do Itajaí (Univali), instituição de ensino com mais tempo de registro e com representação no Crea-SC
- Construtora Stein Ltda., empresa registrada em 15 de janeiro de 1959.
Rádio AL