Sessão especial no Parlamento destaca os 45 anos da fundação da Fetaesc
Os 45 anos de criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) foram celebrados na Assembeia Legislativa na noite desta segunda-feira (1º), com a realização de sessão especial proposta e presidida pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB). Com 200 sindicatos de trabalhadores rurais filiados, a entidade é referência no estado, com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à produção familiar e à qualidade de vida no campo.
A Fetaesc representa mais de meio milhão de agricultores e agricultoras que produzem mais de 90% do que é consumido pelos catarinenses, conforme destacou o presidente José Walter Dresch. “É um momento muito importante para a federação comemorar os 45 anos de conquistas para os agricultores, principalmente na previdência, crédito e na formação de políticas públicas. Nos próximos anos, queremos consolidar a agricultura familiar no estado”.
Dresch disse ainda que o reconhecimento da Assembleia é importante, uma vez que são os deputados que fazem as leis e o agricultor familiar precisa de incentivos para permanecer no campo. “A maioria dos nossos deputados conhece a realidade catarinense. Precisamos criar condições para que as famílias permaneçam no campo. Contabilizamos 30 mil famílias com ameaça de sucessão no campo, já que as moças e rapazes deixaram a lavoura”, alertou Dresch.
Importância
Mauro de Nadal destacou a presença da Fetaesc em todas as regiões do estado, com apoio ao desenvolvimento de ações que visam à permanência do agricultor no campo, com condições de desenvolver sua produção, aliada a sustentabilidade e qualidade de vida. “A Fetaesc significa muito para a economia catarinense, com um modelo diferenciado que serve de modelo para o país. Tem um único rumo: fortalecer o pequeno produtor rural”, ressaltou o deputado, ao lembrar que a maioria dos seus colegas parlamentares tem base em pequenos municípios que representam a força da agricultura familiar em Santa Catarina.
A solenidade foi prestigiada por dezenas de agricultores da região da Grande Florianópolis, por representantes do governo do estado e presidentes de sindicatos rurais. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Brock, destacou a homenagem do Parlamento catarinense. “A Assembleia deste estado reconhece os 45 anos de história na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais”. A deputada federal Luci Choinacki (PT) também prestigiou o evento.
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) ressaltou os anos de lutas e de conquistas da classe agrícola. “São homens e mulheres que lutam diariamente, que não têm férias, sábado e domingo, chuva ou frio, e que muitas vezes não são reconhecidos. A luta pelos direitos continua e merece todo nosso apoio”, disse o deputado, que também destacou a posição de Santa Catarina no mercado nacional. “Em menos de 2% do território nacional conseguimos ser o 5º maior produtor de alimentos do país”.
Saiba mais
A Fetaesc foi fundada em 2 de julho de 1968. A federação se aproxima dos agricultores por meio dos sindicatos rurais e de 26 extensões de base. Tem uma atuação histórica de luta por melhorias no campo e na conquista de diversos direitos das famílias que permanecem no campo. Todos estes fatores têm feito com que a produção catarinense seja destaque pela qualidade e pelo ciclo de negócios que gera, sendo um dos principais motores econômicos do estado.
Para marcar os 45 anos de atuação, além da sessão especial realizada no Parlamento, a programação de comemoração segue nesta terça-feira (2) no Centro de Eventos Petry em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Mais informações pelo site www.fetaesc.org.br.
Rádio AL