Ato solene lança oficialmente os Jogos Abertos de Santa Catarina 2013
De 20 a 30 de novembro, a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, vai viver o clima de celebração do esporte ao sediar a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Mais de seis mil atletas devem competir ao longo dos dez dias em diversas modalidades. Para marcar o lançamento do maior evento esportivo do estado, a Assembleia Legislativa promoveu na noite desta terça-feira (9) um ato solene, prestigiada por autoridades políticas e esportistas catarinenses de renome nacional.
A edição deste ano deve apresentar novidades e mais estrutura para os jogos, conforme destacou o governador do estado, Raimundo Colombo (PSD). “Os Jogos Abertos têm uma forte expressão. Já foi maior, cumpriu fortemente a missão de integrar Santa Catarina, as comunidades e criar líderes. Mas precisa de uma reestruturação completa. Esta edição de Blumenau será um sucesso terá novas e importantes inovações”.
Colombo também falou do poder integrador da competição e sua importância para o esporte amador no estado. “Motiva os jovens através do esporte a crescerem com cidadão. Os Jogos Abertos cumprem este papel. Mas é importante que ele tenha maior presença e maior referência para a sociedade catarinense, como teve no passado, mas que infelizmente não está tendo no presente. Esse é um dos objetivos: valorizar e resgatar o esporte através dos Jogos Abertos”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), disse que o Parlamento apoia o esporte, que é uma ferramenta na luta contra as drogas nos municípios de Santa Catarina, uma das bandeiras do Legislativo estadual. “Vejo no esporte uma saída para isso. A implantação de políticas esportivas pode produzir resultados e evitar o contato de crianças e jovens com as drogas”.
Homenagens
Durante a cerimônia, o jogador Tiago Splitter, da Seleção Brasileira de Basquete e do time norte-americano San Antonio Spurs, e o ex-atleta Romeu Joehrig, multicampeão dos Jasc nos anos 60 e 70, foram homenageados com a medalha do Gran Mérito do Esporte, a maior honraria concedida a um desportista catarinense.
Joehrig agradeceu a homenagem e disse que o esporte faz toda diferença na vida das pessoas e das comunidades. “O esporte fez parte dos tempos áureos da minha vida. A gente se sente um cidadão e defende a nossa comunidade”, destacou o atleta que participou de 22 edições dos jogos, competindo no vôlei, basquete, atletismo e punhobol.
Tiago Splitter foi representado por seu primeiro técnico, Sérgio Carneiro, que revelou o talento do atleta blumenauense que hoje é pivô da seleção brasileira de basquete, jogador da NBA e promessa para os próximos jogos olímpicos.
O governador também recebeu homenagem da Fesporte por sua participação como atleta dos JASC, na década de 1970, defendendo a equipe de futsal de Lages na posição de goleiro. “Eu era craque”, brincou Colombo. O presidente da Fesporte recebeu placa pela passagem dos 20 anos da entidade, responsável pela organização dos jogos abertos.
Sobre os Jasc
Os Jasc 2013 são uma promoção da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Prefeitura Municipal de Blumenau. O prefeito da cidade, Napoleão Bernardes (PSDB) falou da expectativa pela realização do evento e de sua influência para a cidade, a mais vitoriosa dos Jasc, com 39 conquistas. “É uma tradição esportiva bastante significativa. Investimos nas categorias de base, no contraturno escolar envolvendo mais de 2,2 mil crianças”.
A 53ª edição dos Jasc inicia com a etapa microrregional, passando pela regional, que são disputadas ao longo do ano e envolvem mais de 14 mil atletas de 213 municípios. Depois disso, os jogos entram na fase estadual, na cidade de Blumenau com a participação competidores de todas as idades, representando cerca de 80 municípios.
Idealizado por Arthur Schlösser em 1960, os JASC são promovidos pelo governo do estado, sendo a maior competição do esporte amador catarinense e das maiores do país. Já revelou nomes do esporte mundial e faz parte da vida de milhões de jovens e adultos catarinenses.
Rádio AL