Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2013 - 13h35min

Sessão especial no Parlamento celebra o Dia do Cirurgião Dentista

Imprimir Enviar
Profissionais e entidades ligadas à odontologia participaram da homenagem. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa realizou na noite desta sexta-feira (25) sessão especial pela passagem do Dia do Cirurgião Dentista. O deputado Dado Cherem (PSDB), proponente do ato, conduziu a solenidade que contou com a presença de dentistas de várias regiões do estado e dirigentes de entidades da classe. Os avanços na área pública de saúde bucal foram destacados nos pronunciamentos.

“Até um tempo atrás, a odontologia tinha suas dificuldades, principalmente no serviço público. Hoje não, está muito forte, especialmente nas especialidades. É isso que a população precisa”, disse Dado Cherem, que é dentista.

O parlamentar também saudou as várias gerações de profissionais dentistas presentes no ato solene. “É um grande reconhecimento. Temos hoje reunidas muitas pessoas que nos ensinaram, muitos mestres. Quando há esse encontro, do pessoal mais velho com o pessoal mais novo, a gente tem certeza de que a odontologia continua em bons caminhos, promovendo a saúde bucal”.

Sorriso catarinense
Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), destacou a vanguarda do estado na qualidade e nos programas de saúde bucal que alcançam quase que a totalidade dos municípios catarinenses. “Temos apenas 10 cidades que não têm água fluoretada. Isso é um é um meio de prevenção em massa que proporciona outro nível de vida ”, frisou Hélito.

Outro ponto positivo é o Programa de Saúde da Família que atinge quase 50% de toda a população barriga verde. Por meio das atividades, a saúde bucal ganha relevância. “É um trabalho em equipe desenvolvido há vários anos que apresenta muitos resultados positivos. Temos 898 equipes de saúde bucal em Santa Catarina. Isso faz com que você tenha educação, assistência e cuidados. Nossos índices de extração estão em queda vertiginosa e isso é bom. Não temos outro estado com estas características”, observou o presidente do CRO-SC

Comemora-se o Dia do Cirurgião Dentista em 25 de outubro, quando nesta data, em 1884, foi assinado o Decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração no país.

Homenagens
A Assembleia Legislativa concedeu homenagem à Associação Brasileira de Odontologia - Regional de Mafra pelo considerável realizado no Planalto Norte. O Conselho Regional de Odontologia também homenageou vários profissionais de várias regiões do estado.

Já as cidades de Porto União, Balneário Camboriú e de Florianópolis receberam o “Prêmio Brasil Sorridente Estadual” do CRO-SC. A premiação é concedida anualmente aos municípios catarinenses que se destacaram pela implantação de políticas públicas de saúde bucal.

Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Catarinense

  • Contribuição Benemérita – Abelardo lunardelli
  • Contribuição Profissional – Daltro Halla
  • Contribuição Honorífica – Vilson Schambeck
  • Instituição Odontológica – ABO Mafra

Diploma de Mérito Odontológico

  • Altair Medeiros – Lages
  • Celso Nunes Moura Filho – Chapecó
  • Charles Dadam – Brusque
  • Roberto Garanhani – Florianópolis
  • Adalton Vieira – Florianópolis
  • Dagoberto Sabatini Fernandes – Lages

Certificado de Remissão

  • Edison Gonçalves
  • Ilson José Soares
  • Oberdan Adriani

Prêmio Brasil Sorridente Estadual

  • Porto União – Municípios até 50 mil habitantes 
  • Balneário Camboriú – Municípios até 300 mil habitantes
  • Florianópolis – Municípios acima de 300 mil habitantes
Rony Ramos
Rádio AL

Voltar