Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2015 - 10h45min

Sessão especial integra eventos comemorativos do centenário da Acif

Imprimir Enviar
Deputado Mário Marcondes comandou a sessão FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa realizou, na noite de quinta-feira (9), sessão especial em homenagem aos 100 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A solenidade foi proposta pela Mesa do Parlamento. A entidade empresarial, filiada à Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), representa hoje mais de 3 mil associados.

As principais conquistas da Acif ao longo de um século de atividades e a atuação pautada na defesa de projetos de interesse público voltados ao desenvolvimento da Capital e do estado foram destacadas em um vídeo institucional exibido durante a solenidade. Entre os exemplos apresentados, o programa ReÓleo, o apoio à instalação da primeira agência do Banco do Brasil em Florianópolis; à construção da Ponte Hercílio Luz, da BRs 101 e 282; e à ampliação do aeroporto.

A sessão especial foi presidida pelo 4º secretário da Mesa, deputado Mário Marcondes (PR). O parlamentar enalteceu o protagonismo da Acif em prol do setor empreendedor e a missão assumida pela entidade de colaborar para o desenvolvimento de Florianópolis e região. "Parabenizo os associados, os empreendedores que fazem a pujança e fortaleza da Acif. São um manancial que movimenta a economia da Capital e região, gerando emprego e renda, enfrentando a burocracia e a carga tributária excessiva que atravancam o progresso do país e penalizam aqueles que desenvolvem as forças produtivas da nação", disse.

O pronunciamento do presidente da Acif, Sander DeMira, foi marcado pelo pedido de colaboração do Poder Legislativo estadual ao empreendedorismo. "Muito nos orgulha sermos considerados exemplo para todas as entidades empresariais do estado. Representando quase 4 mil associados, peço respeito, apoio e atenção ao setor e à classe empresarial", disse. "Precisamos do poder público para continuar fazendo o nosso trabalho. A carga tributária é desproporcional, somos aprisionados pelo excesso de burocracia, que impede sermos mais competitivos. Além disso, a legislação trabalhista precisa de revisões. São entraves ao livre exercício do empreendedorismo", acrescentou.

Em nome do Parlamento catarinense, o deputado Gean Loureiro (PMDB) enfatizou a representatividade da Acif, o diferencial do trabalho realizado pela entidade e a maneira como contribuiu para construir a história de Florianópolis. "O segmento representa, além dos milhares de associados, os anseios da sociedade. São empresários dedicados, abnegados, que pressionam o poder público, cobram, mas compartilham ações e participam efetivamente das decisões pelo desenvolvimento econômico e sustentável da região da Grande Florianópolis e de toda a Santa Catarina."

O presidente do Conselho Superior da Acif, Doreni Caramori Junior, salientou que as conquistas da entidade são resultado da dedicação, perseverança e comprometimento dos fundadores, ex-presidentes, diretores e colaboradores da instituição. "Ficamos bastante lisonjeados com a homenagem do Parlamento. É uma prova de que o nosso esforço e o de todos os que nos antecederam não foi em vão. O reconhecimento da sociedade catarinense nos envaidece e encoraja a fazer ainda mais", falou.

A solenidade foi prestigiada por autoridades civis e militares. Dentre elas, o secretário do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Gilson José Botelho;o secretário municipal da Casa Civil, Julio Cesar Marcellino Júnior;  o vice-presidente da Facisc, André Gaidzinski; e o vice-presidente para Assuntos Regionais (Sudeste) da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Tito Alfredo Schmitt.

Homenageados

  • Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), representada pelo presidente da entidade, Sander DeMira
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representada pelo vice-presidente da entidade, André Gaidzinski
  • Osvaldo Goeldner Moritz (presidente 1975-1979)
  • Alaor Francisco Tissot (presidente 1987-1991 e 2001-2005)
  • Fernando César Demetri (presidente 1991-1995)
  • Armando Luiz Gonzaga (presidente 1995-1997)
  • Vinícius Lummertz (presidente 1997-2001)
  • Dilvo Vicente Tirloni (presidente 2005-2009)
  • Doreni Caramori Junior (presidente 2009-2013)

Fundação
Em 21 de abril de 1915, uma comissão composta pelos comerciantes André Wendhausen, Francisco Pereira Oliveira Filho, Emílio Blum, Paschoal Simone e Lauro Linhares se reuniu no Clube Doze de Agosto para tratar da criação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.

No dia 13 de maio do mesmo ano, a diretoria provisória foi eleita em assembleia. Pouco mais de um mês depois, em 20 de junho, a primeira diretoria definitiva da entidade foi empossada, com Emílio Blum na presidência.

Eventos comemorativos
A Comissão do Centenário da Acif planejou uma série de ações comemorativas para 2015. A associação promoverá uma festa no dia 13 de maio, no Teatro do Centro Integrado de Cultura, para 1 mil convidados. O evento será marcado por homenagens a lideranças empresariais, associados, personalidades e empresas que contribuíram para o fortalecimento da entidade.

Na mesma data será lançado o livro "Somos Centenários". A obra conta a história de Florianópolis e a importância da associação para o desenvolvimento do comércio e da cidade.

A entidade, homenageada pela Câmara dos Deputados em sessão solene na terça-feira (7), também receberá o reconhecimento da Câmara Municipal de Florianópolis em sessão solene no dia 16 de abril.

A relação completa de eventos em celebração ao centenário da entidade pode ser conferida no hotsite da Acif

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar