Sessão especial marca 10 anos do ensino a distância da Uniasselvi
O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), de Indaial, comemorou a passagem de 10 anos de instalação do Ensino a Distância (EAD) no Plenário Osni Régis, durante sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada na noite dessa sexta-feira (27). “Nosso lema foi copiado do mestre renascentista Leonardo da Vinci, ‘não basta saber, é preciso saber fazer’, este é o paradigma do conhecimento moderno”, afirmou o professor José Tafner, fundador da Uniasselvi, acrescentando que vivemos a época da formação continuada e da diminuição do tempo de graduação.
Tafner rememorou as dificuldades para convencer o Ministério da Educação a autorizar o funcionamento da Uniasselvi, assim como a luta para incluir os alunos de ensino a distância nas bolsas do Artigo 170 e para equiparar os formandos em EAD aos concluintes dos cursos superiores regulares para fins de concursos públicos. Mário Marcondes (PR), propositor da homenagem, foi também o autor da ação judicial que incluiu alunos de EAD nas bolsas do artigo 170. “Era um absurdo, em setembro de 2014 saiu a decisão favorável, hoje milhares de alunos conseguem permanecer estudando com bolsas de estudo devido a esta conquista”, frisou o deputado.
O ex-deputado Sérgio Grando, autor da Lei nº 18.744/2009, que proibiu a discriminação daqueles que possuem formação superior nas modalidades de ensino a distância ou semipresencial, contou que havia municípios que não aceitavam formados em EAD nos concursos públicos. “Atualmente o mundo está conectado, o conhecimento está no ar, basta um código para acessar o conhecimento”, declarou Grando, ponderando que o aluno de AED aprende mais que o estudante presencial quando se propõe a conhecer.
Para o presidente da Associação Catarinense de Ensino a Distância (Acead), Luciano Formighieri, a Uniasselvi é um exemplo de sucesso. “Começar em uma cidade de 30 mil habitantes não é fácil, a Uniasselvi é um super case de sucesso, o mérito é de cada um dos professores e colaboradores, vocês construíram essa grande instituição”, afirmou o presidente da Acead.
O reitor Unialssevi, professor Hermínio Klock, agradeceu o gesto do Parlamento. “Uma homenagem é sempre bem-vinda”. Segundo Klock, a Uniasselvi cresce a cada ano e hoje conta com mais de 85 mil alunos matriculados na modalidade EAD. “Estamos credenciados para ofertar EAD em todo Brasil, saímos de Santa Catarina e estamos em 12 estados, saltamos de cinco para 48 unidades próprias e parceiras, nos tornamos uma referência nacional”, informou o reitor, que garantiu que o modelo de EAD semipresencial “é o que melhor integra os estudantes”.
Hermínio Klock agradeceu o apoio e a dedicação à causa do EAD por parte do deputado Mário Marcondes. “Seu trabalho na área jurídica deu acesso a muitos estudantes”, explicou o reitor, que convidou o parlamentar a continuar lutando para ampliar os atuais 10% dos recursos do Artigo 170 direcionados aos estudantes de EAD. “Vou enfrentar o debate, mas vou precisar do apoio da comunidade acadêmica”, afirmou Mário Marcondes.
Os homenageados da noite:
- Hermínio Klock, reitor da Uniasselvi
- José Tafner, fundador da Uniasselvi
- Malcon Anderson Tafner
- Marlon Jacson Tafner
- Marlen Cláudia Tafner
- Henrique Klock
- Luiz Polidoro, ex-prefeito de Indaial
- Lorival Kruger, juiz de direito e organizador do curso de Direito da Uniasselvi
- Professor Evandro André de Souza, primeiro orientador de EAD da Uniasselvi
- Rosane Marlei de Souza Schmit, primeira aluna de EAD
- Cleidi Lange Velthuis, primeira funcionária da Uniasselvi
- Ex-deputado Sérgio Grando
- Luciano Formighieri, presidente da Acead
- Bernardo Calixto Knabben, representante do polo presencial de Florianópolis
- Gonter Bartel, representante do polo presencial de Blumenau
- Terezinha Silvia Knabben, representante do polo presencial de Palhoça
- Janete Michels, representante do polo presencial de Capivari de Baixo
- Valquíria Luiza Tafner da Cunha, representante do polo presencial de Itapiranga
- Volnei de Bona Sartor, representante do polo presencial de Criciúma
- Karen Wegen, representante do polo presencial de Joinville
- Fernando Tolardo, representante da Ativa Propaganda
- Maria Ieda Monteiro, prospectora recordista em matrículas em um único edital
Agência AL