Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/03/2016 - 09h00min

Sessão especial da Alesc celebra 60 anos de extensão e 40 de pesquisa da Epagri

Imprimir Enviar
Parlamento faz homenagem à Epagri

Na segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa de SC (Alesc) realiza sessão especial na Epagri para comemorar os 60 anos de extensão rural e pesqueira e 40 anos de pesquisa agropecuária em Santa Catarina. O evento acontece às 16h, no auditório da empresa, em Florianópolis.

Na sessão especial, a Epagri vai homenagear suas entidades parceiras: Fapesc, Fetaesc, Faesc, Ocesc e Fecam. Também serão homenageados 42 funcionários da ativa da Epagri, escolhidos pelos próprios colegas em eleição direta. Já a Alesc vai homenagear, além da Epagri, outras instituições que colaboraram para o desenvolvimento da pesquisa e da extensão rural no estado: Embrapa e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A sessão especial foi solicitada pelo deputado estadual José Milton Scheffer, que é engenheiro-agrônomo e funcionário licenciado da Epagri.

Durante o evento, será apresentado documentário produzido pela TV da Epagri, que relata a história da extensão e da pesquisa agropecuária em Santa Catarina. Por fim, serão lançados os livros Fragmentos da Extensão Rural e Pesqueira em Santa Catarina – 1956/2016 e Epagri – 40 anos de Pesquisa Agropecuária em Santa Catarina, ambos editados pela Gerência de Marketing e Comunicação da Epagri.

História

Em 29 de fevereiro de 1956, foi fundado em Santa Catarina o Escritório Técnico Rural (ETA), que deu origem à extensão rural e pesqueira no estado. A diretoria do órgão foi assumida pelo engenheiro-agrônomo Glauco Olinger, hoje considerado o pioneiro da atividade no território catarinense. Como o ETA tinha vigência por apenas quatro anos, era preciso criar uma instituição que prosseguisse com os serviços de extensão rural implantados. Para isso, foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc).

A pesquisa agropecuária teve início em Santa Catarina em 29 de outubro de 1975, com a fundação da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc). Em 1991, a fusão da Acaresc, Empasc e outras instituições deu origem à Epagri, que reuniu pesquisa e extensão rural num único órgão.

Atualmente, a Epagri conta com 1.654 funcionários, 639 enquadrados como extensionistas e 148 como pesquisadores, grande parte deles com mestrado e doutorado. Outras carreiras, como operários rurais, químicos, técnicos de laboratórios, analistas de extensão e agentes administrativos, também estão envolvidas com as funções fins da empresa.

Por conta desse trabalho, Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O estado é líder nacional na produção de cebola, maçã, suínos e moluscos. É o segundo maior produtor de arroz e frango do país e tem a segunda maior produtividade de banana. A produção de leite segue uma trajetória de crescimento constante, aumentando a taxas bem superiores às mundiais e brasileira. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho de extensão e pesquisa rural e pesqueira desenvolvido nas últimas seis décadas.

Serviço
Sessão especial da Alesc em comemoração aos 60 anos de extensão rural e pesquisa e 40 anos de pesquisa agropecuária em SC.
Quando: Segunda-feira, 7 de março, às 16h.
Onde: No auditório da Epagri, em Florianópolis (Rodovia Admar Gonzaga, 1.347, Itacorubi).

 

Texto Gisele Dias / ACS Epagri. Fones: (48) 3665-5147 / 9989-2992
Fotos Aires Mariga / ACS Epagri

Voltar