Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2013 - 09h01min

Sessão especial comemora os 25 anos do Sescon-Grande Florianópolis

Imprimir Enviar
Presidente do Sescon, Fernando Baldissera, recebe placa do deputado Renato Hinnig (PMDB). FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A passagem dos 25 anos de fundação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon) da Grande Florianópolis foi celebrada em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (22). A solenidade, proposta pelo deputado Renato Hinnig (PMDB), também homenageou associações de classe e profissionais do ramo contábil.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), que conduziu a sessão, destacou a trajetória do Sescon junto aos municípios da Grande Florianópolis. A instituição, disse, atualmente é referência no país por sua atuação. “O Sescon tem uma história vencedora, que muitas mãos ajudaram a construir. Imagino a dificuldade que os pioneiros tiveram para implantar esta entidade, que serve de referência para outras regiões e estados”.

Para Renato Hinnig, o Sescon-Grande Florianópolis orgulha os catarinenses pela contínua preocupação com a formação e capacitação da classe contábil e atuação junto à sociedade. “A classe contábil catarinense tem trabalho invejável na construção de uma sociedade melhor, no trabalho integrado com as demais entidades contábeis, com o fisco municipal, estadual, estadual, e agora também com a classe política. Sinto-me um privilegiado por poder me apresentar como um profissional da classe contábil no Parlamento estadual”.

Categoria quer mudar imagem junto ao empresariado
O presidente do Sescon-Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, destacou que a entidade, fundada em 20 de dezembro de 1988 como associação civil sem fins lucrativos, é dedicada à coordenação, assessoria e representação legal de seus cerca 450 empresas associadas e 6 mil filiados. O sindicato, explicou, atua nos 23 municípios da região, por meio de sua sede, em Florianópolis, postos em Palhoça, São José e Tijucas, e representações em Biguaçu, Garopaba e Santo Amaro da Imperatriz. “Entre os serviços prestados estão assessoria jurídica e certificação digital, descontos em empresas conveniadas, cursos de capacitação e atualização profissional, bem como convênios médicos e odontológicos”.

Baldissera destacou ainda as parcerias firmadas com entidades fiscais e contábeis, órgãos públicos e universidades visando ao aprimoramento dos processos de gestão de seus associados. “O contabilista é o maior parceiro do empreendedor e quem não percebeu isso ainda pode passar por sérias dificuldades em seus empreendimentos”.

Corroborando a fala de Baldissera, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobom, afirmou que os sindicatos precisam atuar para mudar a visão que o setor produtivo brasileiro tem da categoria contábil. “Temos que mudar a mentalidade dos empresários. Os contabilistas não tratam somente do pagamento de impostos, mas também da gestão administrativa, social e política das empresas”.

Pietrobom criticou a burocracia existente no país e conclamou a categoria a reafirmar seu peso político. “Há aproximadamente 84 mil empresas contábeis no Brasil, que juntas gerem 99% dos empreendimentos nacionais. Precisamos deixar de ser coadjuvantes, sair de trás dos balcões, e reivindicar mais em prol da classe”, disse.

Também participaram da sessão a presidente Sescon-Blumenau, Daniela Zimmermann Schmidt; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina, Rodolfo Prosoft; o presidente Sescon-SC, Eugênio Vicenzi; e a vice-presidente de controle interno do Sescon-SC, Michele Patrícia Roncalio.

Entidades homenageadas pela Assembleia Legislativa por suas contribuições ao Sescon-Grande Florianópolis:

  • Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assesoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon)
  • Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc)
  • Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina (SESCONSC)
  • Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Blumenau (Sescon – Blumenau)
  • Receita Federal
  • Secretaria de Estado da Fazenda
  • Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - Sebrae
  • Equipe de colaboradores do Sescon, representados por sua gerente, Juliene Braga


Pessoas homenageadas pelo Sescon-Grande Florianópolis:

  • Gil Nazareno Losso - presidente do Sescon-Grande Florianópolis de 1988 a 1991.
  • Sérgio Faraco - presidente do Sescon-Grande Florianópolis em 1992.
  • Antônio José Papior, presidente do Sescon-Grande Florianópolis de 1993 a 1999.
  • Walter Teófilo Cruz - presidente do Sescon-Grande Florianópolis de 2000 a 2003.
  • Maurício Mello - presidente do Sescon-Grande Florianópolis de 2004 a 2006.
  • Augusto Marquart Neto - presidente do Sescon-Grande Florianópolis de 2007 a 2010 e de 2010 a 2012.
  • deputado Renato Hinnig.
  • Valdir Pietrobom - presidente da Fenacon.
  • Emília Emiko Uda - integrante do Sescon-Grande Florianópolis, desde 1993.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar