Sessão especial celebra os 120 anos de história do Rotary Internacional
Os 120 anos de história do Rotary Internacional foram reconhecidos pelo Parlamento catarinense na noite desta quinta-feira (6), em Sessão Especial, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL). Vinte personalidades, sendo dois com placas e 18 com certificados, que edificaram e marcaram a história da instituição, foram reverenciados pela Assembleia Legislativa.
Entre os homenageados com as placas, o governador do Distrito 4652, ano rotário 2024/2025, Cioney Giovanella, e o governador do Distrito 4740, ano rotário 2024/2025, Cledimar De Carli.
Para o proponente da solenidade, o deputado Sargento Lima, a história do Rotary é um legado internacional. “É uma homenagem meritória. São 120 anos de uma história de voluntariado de sucesso internacional, de uma entidade que mostrou o seu trabalho já desde a 1ª Guerra Mundial. Então faz parte da história de todos os países, faz parte da história do nosso país, faz parte da história de Santa Catarina, que é o nosso estado”, reconheceu o parlamentar.
Ele ainda destacou a relevância do trabalho voluntário empreendido pelo Rotary Internacional. “São mais de um milhão de voluntários em todo o mundo. Mais do que merecido esse Parlamento render uma homenagem a esses homens e mulheres que se destacam pelo voluntariado”, observou.
Um dos homenageados, Cleimar de Carli, destacou a grandeza dessa honraria. “Estamos felizes com essa homenagem, pois a Assembleia Legislativa é uma instituição com muita credibilidade em nosso Estado”, observou, destacando que a missão do Rotary Internacional é servir as comunidades. “Trabalhar pela humanidade, cada voluntário dá de si, sem pensar em si”, admitiu.
Cioney Giovani Giovanella, outra personalidade homenageada, disse que o reconhecimento do Parlamento traduz a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “É muito significativa essa homenagem, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, estamos há 120 anos servindo a humanidade, voluntariamente. Nós enfrentamos duas guerras mundiais e uma pandemia e nunca tivemos um caso de escândalo ou de corrupção”, destacou.
História
Fundado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul Harris, em Chicago (EUA), o Rotary Internacional, ampliou, gradativamente o seu alcance e visão para serviços humanitários e, hoje, são mais de 1,4 milhão de voluntários no mundo. O nome Rotary Club se deve ao local onde os primeiros sócios se reuniam. Cada encontro era no escritório de um sócio, de forma rotativa. A entidade se tornou internacional entre 1911 e 1912, quando foi instalada em Winnipeg, no Canadá. No Brasil, o Rotary chegou em 1923. Antes disso já havia se instalado no Uruguai.
As atividades do Rotary foram sendo moldadas à medida que o tempo passava. Durante a 1ª Grande Guerra, a entidade fez arrecadações e deu auxílio em situações emergenciais. Na 2ª Guerra Mundial houve um grande esforço no auxílio aos refugiados e prisioneiros.
Em 1943, uma conferência patrocinada pelo Rotary, em Londres, serviu de inspiração para a criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), estabelecida pela ONU três anos mais tarde.
Uma das maiores ações globais do Rotary se deu a partir de 1985, quando criou o programa Polioplus, engajado na luta para erradicar a paralisia infantil. Alguns desafios mais recentes também ganharam notoriedade.
Em 2020, a entidade desempenhou papel relevante no combate à pandemia provocada pela Covid-19. No ano passado, ajudou a população do Rio Grande do Sul, afetada pela maior tragédia climática da história do estado vizinho.
Homenageados
Cioney Giovany Giovanella
Cledimar de Carli
Rotary Club de Joinville, representado pelo presidente Henrique Mazzolli
Rotary Club de Florianópolis, representado pelo presidente Antônio Barão
Rotary Club de Blumenau Garcia, representado pelo presidente Daniel da Silva
Banco de Alimentos de Santa Catarina
Ingrid Machado Mayer Cargnin
Francirlei Ribeiro
Adalberto Roeder
Antonio Parissi
Cilas Ziemann
Herlvino Wilsmann
José Alberto Noldi
José Correia de Amorim
Licínio Constante
Luiz Fernando Granzotto
Luiz Neri Karloh
Marilene Vargas Souto
Agência AL