Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/12/2022 - 11h31min

Sessão destaca bicentenário do Grande Oriente do Brasil e 72 anos da Ordem em SC

Imprimir Enviar
Múcio Bonifácio Guimarães (centro), grão-mestre do GOB, recebe homenagem das mãos dos deputados Coronel Mocellin (Republicanos) e Bruno Souza (Novo).
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A passagem dos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB) e dos 72 anos da sua seccional catarinense (GOB-SC), foram destacados na noite desta quinta-feira (1º) em uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa. Durante o evento, que foi solicitado pelos deputados Coronel Mocellin (Republicanos) e Rodrigo Minotto (PDT), também foram homenageadas sete lojas e 16 personalidades vinculadas à maçonaria.

A solenidade também foi acompanhada pelo deputado Bruno Souza (Novo) e pelo secretário da Casa Civil, Juliano Chiodelli, que na ocasião representava o governador do Estado, Carlos Moisés.

Na abertura, Mocellin observou que a Ordem tomou parte em grandes eventos ligados à história brasileira, como a declaração da independência, em 1822; a abolição escravatura, em 1888; e a proclamação da República, em 1889.

Ele disse ainda que, passados dois séculos desde a sua criação, realizada no dia 17 de junho de 1822, o GOB segue atuando em prol da sociedade brasileira. “O GOB continua muito atuante e comprometido com os anseios da nossa sociedade, defendendo a democracia e a liberdade, seja a liberdade de ir e vir, ou a liberdade de expressão. Por isso, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a essas duas instituições, que prestam tão relevantes serviços ao nosso país e a nossa sociedade.”

Impedido de comparecer pessoalmente à solenidade devido aos problemas de tráfego na BR-101 em função das fortes chuvas ocorridas no estado, Rodrigo Minotto enviou, por videoconferência, seus cumprimentos à Ordem. “Tenho a elevada honra de enaltecer os feitos históricos do GOB, fundamentado no trabalho voluntário dos seus integrantes, labutando em favor da família, da defesa da moral, da ética, dos bons costumes, e contribuindo com uma sociedade melhor, mais justa e desenvolvida.”

Representando os homenageados da noite, Jussane Lopes Bonifácio Guimarães, que preside a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, entidade ligada ao GOB, agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo catarinense e afirmou que agora cabe aos atuais integrantes das instituições maçônicas deixar um bom legado para as gerações futuras.

Ainda em seu pronunciamento, ela instou os dirigentes maçônicos a estimularem a criação de mais fraternidades femininas. Conforme disse, em todo o país o número de núcleos de mulheres maçônicas (948) corresponde a somente 30% das lojas (locais de reunião) existentes. “Imaginem, pelo tanto de serviço que é prestado, o quanto não poderíamos fazer se todas as nossas lojas contassem com fraternidades atuantes.”

Trabalho social
Grão-mestre do GOB-SC, Altair Salésio Rodrigues fez um resgate da contribuição das primeiras representações maçônicas do estado, instituídas a partir do dia 12 de abril de 1950. Foram especialmente citadas a Loja Simbólica Regeneração Catarinense, de Florianópolis, por manter uma escola e pagar a alforria de pessoas escravizadas; e a Loja Simbólica União Terceira, Luz e Trabalho, pelo auxílio na formação do município de Porto União.

Ele também agradeceu o empenho dos associados da Ordem no estado, que atualmente somam 5.400 pessoas, divididas em 192 lojas. “Então meus queridos irmãos, obreiros gobianos catarinenses, temos um legado, nesses nossos 72 anos, de muita história, de muito esforço, de muito sacrifício, de muita dedicação. A todos nós, que temos esse legado e vamos deixar um futuro muito significativo e promissor, o meu muito obrigado pelo apoio e por toda a dedicação que os irmãos mantêm cotidianamente.”

Já Múcio Bonifácio Guimarães, grão-mestre geral do GOB, destacou a magnitude da instituição. Conforme disse, o GOB é a mais antiga organização do terceiro setor do país e a que realiza o mais amplo trabalho filantrópico e assistencial, com mais de um milhão de pessoas atendidas, sendo mantida com recursos dos seus associados.

Ele também disse que a Ordem segue atenta aos anseios da sociedade e que, mesmo adotando posicionamentos em questões pertinentes à conjuntura do país, tem como diretriz o respeito às instituições brasileiras. “Cada vez mais sólido, o GOB é hoje, na verdade, uma instituição muito consciente das suas obrigações, do cumprimento dos seus deveres e das suas práticas em favor da moral, dos bons costumes e, sobretudo, com a ética”, declarou.

Homenageados

  • Grande Oriente do Brasil;
  • Grande Oriente do Brasil-SC
  • Loja Simbólica Regeneração Catarinense – Um, Três, Oito – Florianópolis;
  • Loja Simbólica Luz e Caridade – Três, Dois, Sete – São Francisco do Sul;
  • Loja Simbólica União Terceira, Luz e Trabalho – Seis, Seis, Quatro – Porto União;
  • Loja Simbólica Ordem e Trabalho – Sete, Oito, Sete – Florianópolis;
  • Loja Simbólica Paz e Amor, Quinta – Nove, Nove, Oito – São Francisco do Sul;
  • Loja Simbólica Luz e Verdade, Terceira – Um, Zero, Seis, Seis – Joinville;
  • Loja Simbólica Campos Lobo – Um, Três, Uma, Zero – Florianópolis;
  • Cléa Cristina Porto Rodrigues, presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do GOB-SC;
  • Gabriel Mourão Kazapi, presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOB-SC;
  • John Wellington Souza Armada, presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-SC;
  • Moacir Lisboa da Costa, presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB-SC;
  • Edson Fernandes Santos, presidente do Tribunal de Contas Maçônico do GOB-SC;
  • Ivo Borchardt, procurador do GOB-SC.
  • Múcio Bonifácio Guimarães, grão-mestre geral do GOB;
  • Ademir Cândido da Silva, grão-mestre adjunto do GOB;
  • Jussane Lopes Bonifácio Guimarães, presidente nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul;
  • Altair Salésio Rodrigues, grão-mestre do GOB-SC;
  • Adalberto Aluízio Eyng, grão-mestre honorário do GOB-SC;
  • Wagner Sandoval Barbosa, grão-mestre honorário do GOB-SC;
  • Ib Silva, grão-mestre honorário do GOB-SC;
  • Walmor Backes, grão-mestre honorário do GOB-SC;
  • João José Amorim, grão-mestre honorário do GOB-SC;
  • Elmo Bittencourt, grão-mestre honorário do GOB-SC;
Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Voltar