Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2014 - 12h52min

Servidores passam por avaliação visando à qualidade de vida

Imprimir Enviar
Avaliação busca elaborar ações que preparem os servidores para a aposentadoria. FOTO: Jair Correa/Agência AL

A Coordenadoria de Saúde e Assistência da Assembleia Legislativa está realizando nesta sexta-feira (11) testes de perfil psicológicos nos servidores do Parlamento Catarinense. Essa iniciativa faz parte dos projetos institucionais Qualidade de Vida do Servidor (QVS-Alesc) e Repensando a Relação com a Aposentadoria, lançados em outubro do ano passado. "O objetivo da aplicação dos testes é fornecer subsídios para aprimorar as próximas ações dentro desses programas", esclareceu Soraya Finco Faria, psicóloga da Assembleia.

A ação visa traçar um perfil psicológico dos servidores a partir do levantamento das expectativas pessoais e profissionais, frustrações, ansiedades e necessidades. As avaliações são particulares e feitas por uma equipe de psicólogos terceirizados. "Os testes que estão sendo aplicados são validados pelo conselho de psicologia e vão gerar resultados individuais que relacionados com o grupo vão permitir um diagnóstico global que indicará quais os traços de personalidade do indivíduo e quais os níveis de stress, de ansiedade e depressão do grupo", explica Matheus Schreiner, psicólogo da Psicoshop responsável pela aplicação dos testes.

O projeto conta com apoio de diversos setores da Casa e de entidades ligadas aos servidores legislativos, como Sindalesc, Afalesc, Afipolesc. Para participar, basta fazer a inscrição na Coordenadoria de Saúde e Assistência. O objetivo da análise é trabalhar com um grupo de 100 servidores, considerada como uma amostragem adequada para se conseguir resultados com validade científica que avaliem a personalidade, o nível de estresse, ansiedade e depressão. 

Nos próximos três anos, mais de 500 funcionários estarão aptos a se aposentar. Para Soraya, os resultados serão fundamentais no planejamento de políticas que preparem os servidores para o enfrentamento das mudanças advindas da aposentadoria, contribuindo para que se preparem para novas rotinas e papéis.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar