Serviço de Reabilitação Visual será retomado na próxima semana, diz FCEE
O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Verardi Dutra, afirmou que o Serviço de Reabilitação Visual (SRV) oferecido pela instituição, interrompido há mais de dois anos, será retomado na próxima semana. Ele participou de reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, realizada no começo da tarde desta terça-feira (11), no Palácio Barriga Verde.
Dutra foi convocado pela comissão a pedido do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) para esclarecer sobre o processo de reestruturação do SRV. Desde dezembro de 2014 o serviço está suspenso por falta de um profissional na área.
“Temos observado uma morosidade para a retomada do SRV, o que tem causado prejuízos à saúde de muitas pessoas que dependem desse serviço”, justificou o deputado. “É um prejuízo que não se consegue mensurar, pessoas com baixa visão que perderam a visão que tinham por falta de atendimento.”
Conforme as entidades que representam as pessoas com deficiência visual, há pelo menos 2 mil pessoas no aguardo de atendimento pelo FCEE. Representantes dessas entidades acompanharam a reunião da comissão e imploraram pela retomada do SRV.
“Peço aos deputados que olhem com carinho essa questão, que é fundamental para as pessoas com deficiência”, afirmou o presidente da Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic) Jairo da Silva. “Já ouvimos várias promessas e as dificuldades prosseguem.”
João de Paula, que também tem deficiência visual, criticou a demora da FCEE. “É um direito nosso que está sendo negado. O senhor [presidente da FCEE] fala uma coisa e sua diretoria fala outra. Quem está faltando com a verdade?” questionou.
Eliton Dutra afirmou que a fundação contratou um médico por dois anos para a retomada do SRV. Conforme ele, a FCEE tem em seus estoques material suficiente para reiniciar os atendimentos. “Nossa expectativa é atender até 150 pessoas por mês”, informou o presidente. “A fundação nunca se furtou a resolver esse problema”, garantiu.
O deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, afirmou que a Assembleia acompanha a questão desde o começo do ano, quando foi realizada uma audiência pública sobre o assunto. “A Alesc não se omitiu, agiu dentro de suas possibilidades. Não temos o poder de resolver o problema, mas estamos usando todas as ferramentas disponíveis para buscar uma solução”, disse José Nei.
A retomada do SRV voltará a ser discutida na próxima reunião da comissão, marcada para o dia 2 de agosto, às 11 horas, na Assembleia Legislativa.
Agência AL