Serra visita Assembleia, elogia SC e diz que governo federal recusa ajuda
O senador José Serra (PSDB/SP) elogiou o estado e teceu críticas ao governo federal durante visita à presidência da Assembleia, na tarde desta segunda-feira (10). “Vamos nivelar o Brasil por Santa Catarina e não Santa Catarina pelo Brasil”, afirmou o senador paulista, que ponderou os índices de desenvolvimento do estado, “acima da média brasileira”.
Para o senador, o país sofre por causa da falta de investimentos. “A Petrobrás está vendendo ativos, não tem dinheiro para investir”, exemplificou Serra, que destacou o Projeto de Lei nº 131/2015, de sua autoria, que revoga a obrigatoriedade da empresa de atuar como operadora única dos campos do pré-sal com participação mínima de 30%. “Apenas retira a obrigatoriedade, se a Petrobrás quiser investir 30% não estará impedida”, justificou o senador, acrescentando que “só haverá royalties se extrairmos petróleo” e que o governo federal “está recusando ajuda”
Por outro lado, Serra elogiou o Legislativo barriga verde. “Tem boa fama, é uma das melhores do país, cumpre seu papel”, avaliou o líder peessedebista. O senador ainda brincou com o fato de ter sido o mais votado no estado na eleição de 2002. “Se tivéssemos ganho aquela eleição o país estaria melhor”, garantiu Serra, que lamentou a crise política, moral e econômica deflagrada “pelo lulo-petismo”.
O presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD), lembrou que o momento político atual é delicado. “Há uma crise ética, moral e de liderança. Hoje temos poucos líderes”, avaliou Merisio.
Acompanharam a visita de Serra tucanos de alta plumagem, como os senadores Paulo Bauer (PSDB) e Dalírio Beber (PSDB), os deputados Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Serafim Venzon (PSDB), além de prefeitos e líderes estaduais do Partido da Social Democracia Brasileira.
Agência AL