12/10/2009 - 12h30min
Será lançada na Efapi a “Operação Série B” da Chapecoense
Nem só de negócios vive a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, a Efapi 2009. O futebol também tem seu espaço por aqui. Hoje pela manhã (12), no gabinete montado dentro do Parque de Exposições Tancredo Neves, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (DEM), reuniu a imprensa para anunciar que na próxima quinta-feira (15) será feito o lançamento da “Operação Série B”, um grande projeto de prospecção de recursos, parceiros e sócios para impulsionar o time da cidade, a Associação Chapecoense de Futebol, a chegar à série B do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o prefeito, em 2009 está sendo concluída uma etapa importante, preparativa para a nova fase do clube, que começa em dezembro. “Investimos R$ 11 milhões no estádio da Chapecoense para garantir a infraestrutura do espetáculo. Mas para o espetáculo de fato acontecer precisamos ter time e que a torcida compareça aos jogos. Chegando à série B, teremos aqui grandes jogos, garantia de festa para a torcida”, previu.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (DEM), torcedor e conselheiro do Verdão, como o time é carinhosamente chamado por seus torcedores, participou da coletiva à imprensa e garantiu que será atuante nesta operação para atrair recursos. “Já garantimos R$ 200 mil. A recuperação da Chapecoense é uma expectativa da comunidade e queremos dar uma resposta positiva, contribuindo para a evolução do clube no cenário estadual e nacional.”
Qualificação técnica e contratação de novos jogadores estão entre os planos do presidente do clube, Nei Roque Mohr. Para ele, este é um novo e promissor momento para a equipe. Fundada em 1973, a Chapecoense foi campeã catarinense em 1977 e 1996. A partir daí passou a viver um período de dificuldades que se aprofundaram entre 2002 e 2005, levando o clube à segunda divisão. “Chegaram a cogitar em acabar com a Chapecoense. Outros achavam que era necessário mudar o nome do clube. Mas houve uma resistência de onde foi tirada a força para resgatar a tradição de bom futebol que sempre tivemos”, relembra.
Hoje a Chapecoense está na série D do Brasileirão, mas os bons resultados obtidos ao longo deste ano pela equipe do técnico Mauro Ovelha já garantiram lugar na série C no campeonato de 2010. A Chapecoense ainda tem chance de sair com o título de equipe campeã da série D 2009. Para isso, basta ganhar do Macaé, no próximo dominho, por uma diferença de dois gols.
Entre os planos para a nova fase da Chapecoense também há preocupação com a área social. Mohr anunciou que estão sendo feitos contatos com possíveis parceiros que possam investir neste segmento, possibilitando atenção a crianças e jovens de famílias menos favorecidas economicamente. (Andréa Leonora/Divulgação Alesc)