26/11/2009 - 17h35min
Seminário sobre saúde e segurança do trabalhador discute as ações do Ministério do Trabalho
Dando prosseguimento aos trabalhos do III Seminário Construção da Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador em Santa Catarina, a auditora fiscal do Trabalho, Christine Sodré Fortes, falou sobre o Ministério dos Trabalhos, no inicio da tarde desta quinta-feira (27). Conforme ela, o Ministério investe na melhoria da qualidade de vida e da saúde do trabalhador e é para isso que ações do órgão estão voltadas. “A política nacional que está sendo discutida desde 2004 serve para incluir todos os trabalhadores nas ações de saúde e segurança. Estamos tentando, dentro do que é possível legalmente, estende-la aos trabalhadores de outros segmentos”, afirmou.
Christine explicou que as atividades do Ministério estão voltadas para a prevenção, proteção e reparação dos danos causados por acidentes de trabalho. “Em primeiro plano estão às ações voltadas para prevenção que precede a reparação. Trabalhamos para que as empresas desenvolvam políticas preventivas, para que o número de acidentes de trabalho”, disse.
Para o próximo ano, o Ministério deu autonomia para que os estados atuem em outros projetos, além dos que são obrigatórios. “Com isto poderemos acolher denuncias que tinham espaço antes disso”, encerrou. (Denise Arruda Bortolon Montagna/Divulgação Alesc)