Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2024 - 12h58min

Seminário sobre estomias orienta profissionais da saúde sobre o uso de equipamentos

Imprimir Enviar
Evento de capacitação ocorre nesta quarta (22) e quinta-feira (23), em São Miguel do Oeste. Foto: Agência AL

O uso de equipamentos e tecnologias hospitalares esteve em debate nesta quinta-feira (23), no seminário de capacitação na atenção à saúde das pessoas com estomias, realizado pela Assembleia Legislativa em São Miguel do Oeste. O evento, que acontece no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, e visa capacitar os profissionais envolvidos no atendimento aos mais de 5,5 mil pacientes de estomias no estado.

Em seu segundo dia de atividades, o seminário contou com explanações de representantes das quatro empresas que atendem o estado com produtos para o tratamento de estomias, tais como coletores e adjuvantes (auxiliares), com a indicação do uso de cada tipo.

Um dos palestrantes do dia, o enfermeiro estomaterapeuta Ricardo Iankoski afirmou que atualmente o mercado oferece um vasto conjunto de materiais voltados ao atendimento de estomizados, envolvendo diferentes tipos de tecnologias, e que conhecer cada um deles e forma de aplicação é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

“Temos uma gama muito grande de dispositivos materiais para colostomizados, ileostomizados e urostomizados, tais como bolsas planas, convexas, fechadas, drenáveis, e cada produto tem uma característica específica de uso. E isso acarreta na qualidade de vida desses pacientes, por isso a importância de hoje estarmos trabalhando com os colaboradores dentro dos municípios, para uma melhor experiência e uma melhor avaliação para esses pacientes.”

No mesmo sentido, a enfermeira estomaterapeuta Daniela Mafioletti Floriano destacou as vantagens dos equipamentos moldáveis, feitos de resina. “Estes equipamentos também possuem ajuste, que permite modelar a questão do estoma, sem a necessidade de advance, e que ao mesmo tempo se adapta aos contornos e às irregularidades das estomias e do abdômen. Com isso, facilita o autocuidado e a independência do usuário com relação ao uso dos equipamentos”. Ela afirmou que os produtos vêm obtendo uma boa aceitação dentro do programa de saúde do Estado e que a empresa a qual presta assessoria técnica também está divulgando os itens em diferentes tamanhos, de acordo com as necessidades dos usuários.

Outra atividade realizada no seminário foram as oficinas práticas, nas quais os representantes de empresas possibilitaram aos participantes manusear e conhecer a forma de manejo dos produtos apresentados.

Além de São Miguel do Oeste e de municípios do entorno, o evento contou com participantes de outras regionais de saúde. Este foi o caso de Mary Angela Gudolle Rosado, responsável pelos processos de estomia na regional de Joaçaba. Para ela, as informações disponibilizadas no seminário vão contribuir para a melhoria do atendimento prestado na região.

“Somos responsáveis pelos processos dos 20 municípios que abrangem a nossa regional e esse conhecimento é fundamental para a instrução dos processos administrativos e também para capacitar os enfermeiros que trabalham nos municípios e que fazem a avaliação de enfermagem dos pacientes.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar