Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2013 - 13h34min

Seminário Saúde Mental e Atenção Psicossocial oferece oficinas temáticas

Imprimir Enviar
Seminário Saúde Mental. Foto: Fábio Queiroz

Com atividades oferecidas em três oficinas temáticas, o I Seminário Saúde Mental e Atenção Psicossocial que acontece nos dias 13 e 14, no auditório Deputada Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa, iniciou suas atividades na manhã desta quinta-feira. Com aproximadamente 700 inscritos, o evento organizado pelo Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região (CRP-12), direcionado a profissionais, acadêmicos de psicologia e de áreas afins, visa avaliar os avanços e os desafios que o setor vem obtendo na oferta de serviços em saúde.

Considerada uma atividade preparatória, as oficinas oferecem uma reflexão de um cenário de avanço dos direitos ao avanço da instalação dos serviços. Em uma visão ampla sobre a abordagem das três oficinas, a psicóloga Ana Lopes declarou que a iniciativa visa quebrar a ideia simbólica de que saúde está relacionada a algo físico, quando na verdade a palavra saúde possui varias demissões, entre elas a psicológica, social, de direitos e não alcance de direitos que levam ao sofrimento de muitas pessoas. “Os problemas do corpo e mente precisam ser cuidados e assistidos pelo sistema de saúde”, pontuou.

Oficinas temáticas
A Oficina nº1 aborda o Controle Social e Políticas Públicas referente à importância e histórico da participação no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas experiências de representações e de organização dos usuários. Sob a responsabilidade da psicóloga e conselheira, Jaira Rodrigues, a oficina conta com a participação da agente comunitária Maria Estela da Conceição, do Instituto Arco-Íris.   

Já a Oficina nº2, coordenada pela psicóloga Ana Lopes, trata da Saúde Pública e a Reforma Psiquiátrica no Brasil: de uma história de exclusão a possibilidades de inclusão por meio da ação psicossocial. A abordagem conta com a participação da psicóloga Gabriela Campos.

Na Oficina nº3 a Política Pública de Assistência Social voltada para os direitos sociais visando o desenvolvimento social e humano no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) será abordada pelo psicólogo Joari Aparecido Soares de Carvalho, do SUAS/SP, com a participação do psicólogo Igor Schutz dos Santos (SUAS/SC).

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar