Seminário orienta para inscrições no Certificado de Responsabilidade Social
Representantes de empresas e entidades com fins não econômicos participaram na tarde desta quarta-feira (2) do II Seminário de Certificado de Responsabilidade Social: "Uma atitude de Valor Catarinense". Realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, o evento teve como objetivo orientar os interessados, no processo de inscrição da 5ª edição do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC.
Através de palestras e apresentação de cases de organizações certificadas e premiadas em 2014, o seminário propôs aos participantes o esclarecimento de dúvidas e além de conhecimento, visa preparar e incentivar as empresas públicas, privadas e demais entidades com fins não econômicos, a realizarem suas inscrições gratuitas até 06 de outubro de 2015, exclusivamente pela internet, pelo site da Alesc. A premiação, com seis troféus destaques ligados a empresas, este ano tem como novidade a seleção de mais certificados com a entrega de dois troféus às entidades com fins não lucrativos.
Ao prestigiar o encontro, a presidente da Comissão, Adelita Adiers, destacou a importância do reconhecimento a partir da premiação. Segundo ela, reconhecer as boas práticas de empresas e instituições catarinenses é algo exclusivo em Santa Catarina, que colocam o estado com destaque nacional, em diversos aspectos. "Neste encontro aprofundamos a discussão sobre a temática da Responsabilidade Social trazendo algumas realidades que sirvam de estimulo e inspiração aos participantes deste processo", pontuou.
Palestra
Mestre na Área de Responsabilidade Social e doutora na área de Ética e Sustentabilidade, a professora Vanderléia Martins Lohn falou sobre as etapas para se obter sucesso na prática da Responsabilidade Social. A especialista aponta que para se obter êxito nesta conquista é preciso trabalhar a questão ambiental, econômica e ética. Ela explica que este são três pontos fundamentais a serem trabalhados juntamente com os três setores: governo, empresa e OnGs. " Esse trabalho conjunto representa uma chance maior de conseguir atingir a responsabilidade social com sucesso e conscientização", frisou.
Durante sua explanação, Vanderléia ressaltou que é necessário desenvolver projetos de responsabilidade social sem impacto para as futuras gerações. "Esse cuidado essencial é a ferramenta para obter o desenvolvimento sustentável. Responsabilidade social é a postura de cada um, onde o foco é pensar e trabalhar no coletivo", observou.
Na ocasião, Vanderléia lembrou que a apresentação de um bom projeto, que tenha início, meio e fim, com parceiros é o primeiro passo para pratica da responsabilidade social, além deste ser um instrumento para a captação de recursos para empresa. Porém é salienta a necessidade de um bom planejamento, além do trabalho com os indicadores, lembrando que estes são a melhor forma de mensurar os resultados, tanto financeiro como da própria imagem da empresas ou instituição. "Atualmente está comprovado que as estratégias representam 5% e a qualidade e comprometimento das pessoas 95%, para se obter os bons resultados", informou.
Cases
Entre os premiados, a empresa Termotécnica, de Joinville, na ocasião representada pelo coordenador de marketing, Thiago Hess dos Santos apresentou o projeto vencedor. Segundo ele, o programa de reciclagem de GPs, que consiste em uma rede de catadores, cooperativas e consumidores finais visando a reciclagem desse material nobre, que não deve ser descartado na natureza. "Reciclamos esse material visando a sustentabilidade", lembrou.
Gerente de Marketing da Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Coopercarga), Kátia Ugolini falou sobre as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela empresa em 2014. Segundo ela, os projetos com abrangência educacional, social e ambiental possibilitaram o recebimento da Certificação de Responsabilidade Social no último ano, na categoria de grande porte, no segmento de Comércio/Serviço/Turismo. "Temos uma parceria grande na execução dos projetos visando interagir e contribuir com a sociedade, especialmente, na região onde a coorpercarga atua", frisou.
Outro case apresentado foi o do Banco do Empreendedor, de Florianópolis, na ocasião representado pelo diretor superintendente Luiz Carlos Floriani. De acordo com o executivo, a entidade desenvolveu em 2014 atividades em prol da comunidade em que atua, que resultaram em projetos de grande alcance socioambiental na região da Grande Florianópolis.
Sala de Imprensa