Seminário no Parlamento quer promover atendimento humanizado e eficiente para ostomizados em SC
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são mais de 400 mil pessoas com ostomia, procedimento que auxilia pacientes de câncer, vítimas de acidentes e pessoas com doenças inflamatórias e intestinais.
Em Santa Catarina esse número chega a 5.512 mil pessoas. Para debater sobre a importância do atendimento eficiente e humanizado, que garanta melhor qualidade de vida a esta população acontece, no auditório Antonieta de Barros, no Parlamento o “Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias”, nesta quarta (17) e quinta-feira (18).
A iniciativa é da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa com a colaboração da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ação desde 2002
O secretário-adjunto de Estado da Saúde, o médico Roberto Benedetti, ressaltou a parceria do Parlamento com a Secretaria de Saúde na promoção desta ação, que é desenvolvida desde 2002.
“Esse evento busca treinar os profissionais da saúde para que possam utilizar de maneira adequada esses insumos e materiais para prestar atendimento adequado aos pacientes ostomizados”, observou.
Como informou a gerente de Habilitações e Rede de Atenção da Secretária de Saúde do Estado, Jaqueline Reginatto, o principal desafio do evento é a capacitação dos profissionais da rede básica de saúde e hospitalar para a atenção ao fluxo das pessoas com ostomia.
“Esse serviço funciona no Estado por meio de uma rede, desde a cirurgia, seja ela eletiva ou de emergência, até a atenção primária, quando esse paciente passa a receber os insumos e os cuidados necessários que são compartilhados a partir de diferentes pontos dessa rede”, pontuou.
Ela destaca que Santa Catarina é o único estado do país a possuir os insumos padronizados para a reabilitação fonatória e pulmonar. O Estado fornece 53 itens aos pacientes. Apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, os demais são adquiridos com recursos da SES.
“Vale destacar que somos o único Estado que faz a reabilitação do paciente com ostomia respiratória”, assegura, informando que Santa Catarina conta com 14 unidades hospitalares que realizam essa reabilitação.
“Na Capital, são dois: o Cepon e o Hospital Universitário. Além disso, temos um importante pilar dentro dessa linha, que é a questão da cirurgia de reversão”, observa. Ela acrescenta que no último ano, 24 hospitais dentro das 17 regiões de saúde, realizaram esse procedimento.
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a estomia (ou ostomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário, criando uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo. Atualmente, o Estado conta com 5.512 pacientes cadastrados, sendo 5.243 de estomias intestinais e urinárias e 269 respiratórias.
Programação
17/07/2024 - Quarta-feira
14h - Palestra - Equipamentos para Estomia Respiratória - Indicação de Uso das Tecnologias
Ministrante: Marivana de Mattos Fernandes
15h - Palestra - Critério para Indicação e Regulação de Insumos/ Apresentação dos Documentos Padronizados: Respiratória
Ministrante: Tatiani Delfis da Cruz da Máia
16h - Encerramento
18/07/2024 Quinta-feira
07h30 - Recredenciamento
08h - Painel I - Equipamento para Estomias - Indicação de Uso das Tecnologias Convatec (códigos padronizados atualmente)
Ministrante: Daniela Mafioletti
09h - Painel II - Equipamento para Estomias - Indicação de Uso das Tecnologias Salts (códigos padronizados atualmente)
Ministrante: Tamires Alves da Silva
10h - Palestra - Equipamento para Estomias - Indicação de Uso das Tecnologias Hollister (códigos padronizados atualmente)
Ministrante: Cristina Michels Timm
11h - Palestra - Equipamento para Estomias - Indicação de Uso das Tecnologias Coloplast (códigos padronizados atualmente)
Ministrante: Janaina Nascimento Lassala
12h - Almoço
13h - Recredenciamento
13h30 - Oficina - 3 estações: Estação 1 - Estomias respiratória; Estação 2 - Adjuvantes e suas indicações; Estação 3 – Manejo dos Estomas Intestinais e Urinários.
Ministrantes:
Cristina Michels Timm
Janaina Nascimento Lassala
Marivana de Mattos Fernandes
Tatiani Delfis da Cruz da Máia
Daniela Mafioletti Floriano
Joseila Cristina Franzon
Tamires Alves da Silva
15h30 - Mesa-Redonda - Discussão sobre os temas abordados - Mediadora: Joseila Cristina Franzon
Ministrantes:
Ollivia Maria Gonçalves
Cristina Michels Timm
Janaina Nascimento Lassala
Marivana de Mattos Fernandes
Janaina Nascimento Lassala
Tatiani Delfis da Cruz da Máia
Joseila Cristina Franzon
Daniela Mafioletti Floriano
Tamires Alves da Silva
Agência AL