Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2014 - 13h10min

Seminário na Assembleia debate sistema econômico e aproximação com o cidadão

Imprimir Enviar
Evento foi promovido pela Uniasselvi, no Plenarinho da Assembleia. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Associar o conhecimento obtido em sala de aula com a prática do dia a dia. Este foi o objetivo do seminário promovido pelo curso de Gestão Pública da Uniasselvi, na manhã desta quarta-feira (5), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Voltado ao estudo da economia aplicada ao setor público e às novas formas de interação entre o gestor e o cidadão, o evento contou com a presença de acadêmicos e profissionais do setor.

Ao longo do curso, disse a professora Tânia Regina Hames, os estudantes têm contato com diversas áreas vinculadas à administração pública, tais como Contabilidade, Direito e Ética, bem como sobre o funcionamento de licitações e captação de recursos. O seminário, conforme informou a professora, busca demonstrar de que forma acontece a aplicação desses conhecimentos na prática. “Trouxemos toda a teoria estudada em sala de aula para a prática do dia a dia com o apoio de profissionais que já atuam nessas áreas”.

O escritor e especialista em Direito Processual Penal, William Wollinger Brenuvida, palestrante do seminário, ressaltou a importância do estudo dos princípios que regem o sistema econômico para o aprimoramento da formação dos futuros gestores. “Todos devemos entender os pressupostos da economia. São eles que regulam desde o preço do pãozinho da padaria até os combustíveis comercializados pela Petrobras, algo que vai auxiliar a atuação destes profissionais”, disse.
  
Canal direto com o cidadão
Outro foco do seminário foi a apresentação do projeto “Prefeitura no Bairro”, desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis e considerado um exemplo de prática voltada a aproximar o gestor público do cidadão. A iniciativa, explicou Renato Geske, coordenador do projeto, funciona como uma prefeitura itinerante. A cada etapa, o prefeito e todo o seu secretariado se deslocam para um dos bairros do município para ouvir diretamente as reivindicações da população.

Somente em 2013 foram percorridos 31 bairros, com o registro de aproximadamente 4,3 mil pedidos. “Não é preciso ser líder comunitário para falar com o prefeito e sua equipe. Qualquer cidadão pode levar suas solicitações diretamente. Por meio desse canal direto, já conseguimos, com um único encontro, resolver problemas que já perduravam por 10 ou 20 anos”, disse. A previsão é que neste ano sejam realizadas mais 40 edições.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar