Seminário na Alesc abre as celebrações em torno dos 95 anos do PCdoB
Abrindo o roteiro de atividades que marcam os 95 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o diretório estadual da agremiação realiza, entre a manhã e a tarde desta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa, o seminário “Atuação nos Espaços Institucionais e a Construção de Políticas Públicas”.
O evento acontece no plenarinho deputado Paulo Stuart Wright e reúne lideranças políticas, afiliados e dirigentes da legenda, fundada oficialmente no dia 25 de março de 1922 na cidade de Niterói (RJ) e considerada a mais antiga instituição partidária ainda em atividade no Brasil.
“O PCdoB foi o primeiro partido criado no Brasil, nascendo da efervescência da Semana de Arte Moderna e agora está às vésperas de completar um centenário de existência, então é com grande orgulho que procuramos manter essa tradição de luta ao lado do povo”, destacou na abertura do seminário a presidente estadual do partido, Angela Albino.
O deputado Cesar Valduga, afirmou, por sua vez, que o PCdoB, ao qual representa no Legislativo catarinense, se diferencia dos demais partidos por possuir uma proposta clara em relação ao país e pela mobilização que mantém. “Temos essa compreensão de que é preciso ter um lado, e esse lado é a luta pelo socialismo, pela democracia, pela igualdade social e por um projeto desenvolvimentista para o país, que inclui a defesa dos serviços públicos e dos trabalhadores brasileiros.”
Neste sentido, ele afirmou que em todos os atos vinculados às celebrações pelos 95 anos do partido também incluirão manifestações contra o projeto de reforma da previdência social atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Celeiro de ideias
Membro do diretório nacional da agremiação, o advogado Ronald Freitas, que no seminário apresentou palestra intitulada “A luta nos espaços institucionais”, defendeu que, apesar da sua reduzida participação em cargos eletivos em relação a outras agremiações, o partido exerce importante papel no processo político brasileiro. “Somos um partido pequeno e também pouco conhecido das novas gerações, temos consciência disso. Mas somos também um celeiro de ideias, de novas perspectivas e do pensar acerca dos elementos constitutivos para a sociedade.”
As atividades comemorativas ao aniversário de 95 anos do PCdoB prosseguem na Assembleia com o lançamento, às 18 horas de hoje, do livro “Pequena História de um Século da Grande Revolução de Outubro”, do jornalista Bernardo Joffily. Já às 19 horas, acontece uma sessão especial no plenário da Casa.
Programação do seminário
9h – Abertura – Angela Albino e Cesar Valduga
10h – A luta nos espaços institucionais – Ronald Freitas
12h – Almoço
13h30 – Defesa do SUS é defesa da Constituição de 1988, e defesa do estado democrático de direito – Ronald Ferreira dos Santos
14:30h – Mandatos legislativos como instrumento de luta dos comunistas – Juliano Roso e Marcelo Werner
15h30 – A experiência dos comunistas nos espaços executivos em Santa Catarina – Douglas Mattos e Jean Leutprecht
16h30 – Movimentos Sociais – Luiz Modesto
Agência AL