Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/08/2013 - 10h21min

Seminário Mercosul Cidadão termina com assinatura da Carta Chapecó

Imprimir Enviar
Miki Breier, José Caramori e Edison Andrino assinam a Carta Chapecó. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O intenso debate realizado ao longo de quinta-feira (22), dentro de seis oficinas do Seminário Mercosul Cidadão, resultou na elaboração da Carta Chapecó. O documento, assinado no encerramento do evento, realizado no Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nês, aborda propostas de melhorias e avanços em diversos segmentos de interesse da cidadania do Mercosul. A carta foi assinada pelo prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori (PP), o presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, o deputado estadual do Rio Grande do Sul Miki Breier (PSB), e o deputado Edison Andrino (PMDB), como representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A assinatura realizado junto aos 583 participantes do seminário, entre eles autoridades dos seis países integrantes do Mercosul, parlamentares, acadêmicos, estudantes e sociedade civil, foi festejada. “Além da satisfação, temos a certeza que esse será um evento permanente do Mercosul, impulsionando os países envolvidos a crescerem e se desenvolverem com qualidade de vida e responsabilidade”, destacou Caramori.

Entre os principais temas abordados durante as oficinas e que contemplam a Carta Chapecó estão o corredor biôceanico; a preservação e o uso racional do Rio Uruguai; a integração turística do Rio Uruguai e os programas de fronteiras; a integração cultural e encontro de prefeitos e regiões fronteiriças. Segundo o secretário da UPM, Gérman Lopez, a Carta propõe toda e qualquer abordagem sobre o desenvolvimento econômico, político, comercial, tecnológico que será promovido para sociedade através da criação de um Fórum Permanente do Mercosul, além de elaborar e promover uma rota de turismo dos países membros, entre outros aspectos.     
  
De acordo com o diretor de Articulação Política da UPM, Flávio Monteiro, o desafio é crescer gerando riquezas que possam ser compartilhadas, “esperando a cada dia de vida dos nossos habitantes considerar um avanço diante das dificuldades pessoais e comunitárias, combatendo assim a pobreza”.  

O encerramento do seminário ficou por conta da palestra ministrada pelo embaixador Ruy Pereira, representante permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração e ao Mercosul (ALADI). Pereira disse que a complexidade da diversidade e da riqueza do Mercosul vão além da dimensão econômica social. A exemplo disso, o embaixador destaca que a Carta de Chapecó trata de turismo, educação, cultura, saúde e politica de fronteira, todos elementos ligados diretamente à cidadania. “Essa iniciativa é uma aterrissagem local que tem início em Chapecó e ganha ampla dimensão ao envolver os cidadãos da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile”, observou.

Após o encerramento do Seminário Mercosul Cidadão, os participantes foram convidados a prestigiarem a cerimonia de abertura da Efapi 2013, a feira bianual de Chapecó, realizada no mesmo local. A edição deste ano ocorre em outubro.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar