Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2017 - 13h42min

Seminário sobre Programa Reviver aborda cooperação entre SC e Portugal

Imprimir Enviar
Conferência da Cooperação de Portugal e União Europeia no Programa Reviver, realizada em 27 de setembro de 2016

O Auditório Deputada Antonieta de Barros sedia, na segunda-feira (27), um seminário internacional que aborda a cooperação entre o governo de Santa Catarina e Portugal em relação ao Projeto Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado, também conhecido como Programa Reviver. A iniciativa é da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa.

Criado em 2013, com o apoio do Parlamento catarinense, o Reviver possibilita o credenciamento no governo estadual de comunidades terapêuticas voltadas à recuperação de dependentes químicos. Em contrapartida, as entidades recebem um auxílio financeiro do Estado.

Um dos palestrantes do evento será o deputado Ismael dos Santos (PSD). O presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc vai tratar da institucionalização da rede de atenção aos dependentes de substâncias psicoativas em Santa Catarina.

O seminário também contará com a presença da professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso. Ela vai falar sobre a prevenção do abuso de álcool. Já o psicólogo Hélder Gonçalo Amorim Soares apresentará o programa da Comunidade Terapêutica do Restelo, de Lisboa.

Outro tema a ser debatido no evento é a autossustentabilidade das comunidades terapêuticas. Participarão da roda de conversa representantes de entidades atuantes no estado, como o Núcleo de Reabilitação de Vidas, o Centro de Recuperação Nova Esperança e a Casa de Recuperação Água da Vida.

“Trata-se de um evento importante não só pela troca de experiências, em especial com Portugal, com o Observatório Europeu das Drogas, mas também para valorizar nossos técnicos, analistas, as secretarias estaduais de Saúde, de Segurança Pública, de Justiça, de Educação, e, principalmente, nossas comunidades terapêuticas”, destacou o deputado Ismael dos Santos.

 

Programação

10h às 10h30: Sessão de abertura


10h30 às 11h30: Conferência do deputado Ismael dos Santos sobre a institucionalização da atenção aos dependentes de substâncias psicoativas em Santa Catarina

12h30 às 14h: Roda de conversa sobre comportamentos aditivos
Coordenador: Tadeu Lemos
Participantes: Dra. Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal)
Tema: Prevenção do abuso de álcool

Psicólogo Hélder Gonçalo Amorim Soares
Tema: O programa terapêutico na Comunidade Terapêutica do Restelo, de Lisboa

14h às 16h: Roda de conversa sobre autossustentabilidade das comunidades terapêuticas
Coordenadora: Dra. Maria de Lourdes de Souza
Participantes: Dr. Roberto Ramos (Núcleo de Reabilitação de Vidas - Nurrevi), Pe. Marcos May (Centro de Recuperação Nova Esperança - Cerene) e Ailton Buck (Casa de Recuperação Água da Vida - Cravi)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar