Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2013 - 15h26min

Seminário estadual sobre autismo tem mais de 600 participantes

Imprimir Enviar
Seminário discutiu avanços e desafios no tratamento do autismo. FOTO: Divulgação

Mais de 600 pessoas participaram do I Seminário Catarinense de Autismo, organizado pela Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Joinville, encerrado na manhã desta sexta-feira (24). O evento contou com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Mitra Diocesana de Joinville.

Durante três dias, pais, familiares, especialistas, educadores e demais profissionais ligados ao assunto discutiram os avanços e os desafios do autismo. O deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da comissão, participou do evento. Ele foi homenageado e recebeu o Prêmio Mérito Autista, concedido pela Associação Mundo Azul, do Rio de Janeiro as pessoas que se destacam na luta em prol do autismo. “Esta homenagem reforça nosso compromisso com a causa”, disse o parlamentar.

Nova associação
Antes da abertura do I Seminário Catarinense de Autismo, os presidentes e diretores das AMAs dos municípios de Florianópolis, Campos Novos, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Lages, Fraiburgo e Balneário Camboriú se reuniram e fundaram oficialmente a Associação Catarinense de Autismo (Asca). O encontro foi coordenado pelos técnicos da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e teve como objetivo finalizar a redação do estatuto que cria uma entidade estadual das AMAs. 

Durante o encontro foi eleita a diretoria provisória da Asca, composta pelos seguintes membros:

  • Presidente: Marlete Grando – Município de  Fraiburgo
  • Vice-presidente: Elizete Czyzeski - AMA Joinville
  • Diretor administrativo:  Anelyse Ayroso ou Tania Krause – AMA de  Jaraguá do Sul
  • Diretor financeiro: Cátia Purnhagen Franzoi – AMA Litoral (Balneário)
  • Diretor de Relações: Estefânia Borges – AMA Região Carbonífera (Criciúma)
  • Conselheiros regionais: Florianópolis (Vera Lucia Lopes), Campos Novos (Vera Ottonelli Durli) e Itajaí (Marilena Lana).(informações de Janice Krasniak, assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
Voltar