Seminário Estadual sobre autismo reúne mais de 700 pessoas em Joinville
Cerca de 750 pessoas participam nesta quinta-feira (27) do Seminário Estadual Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento, realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, em parceria com a Escola do Legislativo.
A iniciativa tem como objetivo oferecer conhecimento, a troca de experiências e a definição de diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas com foco na inclusão escolar.
Integrante da Frente Parlamentar que trata do tema na Alesc, o deputado Fernando Krelling (MDB) participou da abertura da atividade e destacou a importância dos eventos de capacitação para a difusão de informações sobre a intervenção precoce e sobre o comportamento dos educandos com autismo. “A iniciativa serve para qualificação e requalificação dos bons profissionais que temos no Estado”.
Segundo o deputado, eventos como este também contribuem para a revisão de leis existentes na área para garantir que as políticas públicas cheguem na ponta, à população.
Engajada nos trabalhos voltados à assistência das pessoas autistas, a Associação de Amigos do Autista (AMA) de Joinville esteve representada no evento. A presidente da entidade, Paula Goes, destacou que o seminário fortalece a rede de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Segundo Paula Goes, a AMA Joinville tem mais de 30 anos de atuação e foi pioneira em Santa Catarina, iniciando as atividades em 1988, a partir da mobilização de pais, que trabalhavam com pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento. “Ao longo desses anos contamos com auxílio de órgãos governamentais e não governamentais, que tornou possível a realização de atendimento especializado”, avalia.
A presidente destaca que a AMA é a única instituição especializada no atendimento aos autistas no munícipio de Joinville, prestando serviço de diagnóstico para pessoas de cidades da região.
Disseminando conhecimento
Com uma programação didática, o seminário promove, ao longo desta quinta-feira, cinco palestras com profissionais da área da educação, com diferentes especializações voltadas para a inclusão e bem estar de pessoas autistas.
Entre as palestrantes, a pedagoga e mestre em Educação, Mariele Finatto, abordou o tema “TEA e a interface da política de educação especial de Santa Catarina, serviços especializados e práticas baseadas em evidências”.
Servidora da Fundação Catarinense de Educação Especial, Mariele enfatizou que a principal missão da Fundação é difundir o conhecimento, aprimorando a assistência e visando a qualidade de vida do autista.
“Atuamos dando suporte às entidades parceiras e à toda rede de educação estadual. Oferecemos capacitação aos profissionais e atualmente também contamos com polos de atendimento em algumas regiões do estado.”
Sala de Imprensa