Seminário em Chapecó vai discutir a integração dos cidadãos ao Mercosul
Com a proposta de discutir os desafios para a integração dos cidadãos com o Mercosul, Chapecó sediará nos dias 21 e 22 de agosto o Seminário Mercosul Cidadão. O evento, que vai reunir parlamentares dos países membros do bloco comercial (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e de outras nações sul-americanas, foi lançado na noite desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa.
O seminário é uma promoção da União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) e da Prefeitura de Chapecó, com apoio do Legislativo catarinense. De acordo com o deputado federal Miki Breier (PSB-RS), presidente da UPM, a proposta é debater a integração cultural entre os países do Mercosul, a relação entre as universidades, a unificação das leis de trânsito, entre outros assuntos que interferem no cotidiano dos cidadãos.
“Nós temos que fazer uma reflexão além da questão comercial do bloco, que é importante, mas que precisa ser melhor trabalhada. O Mercosul precisa envolver as pessoas, pois do contrário sua existência não fará muito sentido”, disse Breier.
Chapecó foi escolhida para sediar o seminário pela proximidade com a fronteira com a Argentina e pela localização estratégica, eqüidistante dos principais centros urbanos do Mercosul. Para o vice-prefeito do município, Luciano José Buligon, a realização do evento vai ao encontro dos anseios de Chapecó, que pretende se transformar na capital do Mercosul.
“Somos o único município brasileiro a receber recursos do Fundo de Convergência do Mercosul (Focem)”, comentou Buligon. Os US$ 12 milhões repassados a Chapecó serão utilizados na segunda etapa do Contorno Oeste do município, que ligará a BR-282 à SC-283.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que o Parlamento catarinense participará do seminário auxiliando a UPM e a Prefeitura de Chapecó na organização e na execução do evento.
“Esse é um projeto extremamente importante para a integração de uma região que é próspera”, afirmou o parlamentar. “Precisamos aumentar o intercâmbio com os nossos vizinhos, trocar as experiências exitosas, copiar os bons exemplos, como vimos recentemente numa reportagem sobre o Uruguai”.
Também participaram do lançamento do seminário o deputado estadual Edison Andrino (PMDB) e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Chapecó Milton Sander.
Agência AL