Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2019 - 17h05min

Seminário divulga a 9ª Certificação e Troféu de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Empresários, diretores e coordenadores de marketing participaram nesta segunda-feira (2), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da quinta edição do Seminário de Certificação de Responsabilidade Social, que busca divulgar e atrair inscrições de indústrias, empresas privadas, ONGs e entidades públicas catarinenses para a 9ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. A inscrição é eletrônica e as empresas interessadas têm até a meia noite do dia 20 de setembro para se inscrever no site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/.

Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, o prêmio busca reconhecer as ações sociais que as empresas já realizam a partir do balanço do relatório de sustentabilidade que as empresas publiquem, explicou a presidente da Comissão Mista, Ana Carolina Rocha, representante da Fecomércio. “A ideia é promover a transparência e reconhecer essas empresas com as ações que elas já têm normalmente em suas gestões. Então, é a promoção da responsabilidade social e reconhecimento dessas empresas que já realizam essas atividades.”

Ela relatou que podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2018. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque. A inscrição é eletrônica.

Marketing social
A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de São Miguel do Oeste (Sicoob), representado pelo gerente de Comunicação, Blásio Spaniol, foi um dos palestrantes no seminário de Certificação de Responsabilidade Social. A unidade já ganhou cinco vezes a certificação e no ano passado o troféu Destaque concedido pela Assembleia Legislativa e por outras 10 entidades compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social.

“É de suma importância esse reconhecimento pelo nosso trabalho social na região. Preocupamo-nos com a comunidade em que atuamos, procuramos cumprir os princípios cooperativos e o Sicoob São Miguel investe em sua equipe de funcionários buscando a qualificação profissional e as ações socioambientais fazem parte da política institucional da cooperativa.”

Ele falou de uma das atividades da cooperativa, a revista em quadrinhos “Sicoobito”, que é distribuída gratuitamente às crianças das escolas da região. Somente em 2018 foram mais de 130 mil exemplares da revista que abordou sobre a educação financeira. A cooperativa também atua na formação de professores e atividades ambientais, demonstrando a preocupação com a sociedade em que está inserida, resumiu.

Outra instituição que apresentou seu projeto de responsabilidade social foi a Casa São José, localizada no bairro Serrinha, em Florianópolis, que atende 190 crianças de seis a 15 anos, gratuitamente. De acordo com a coordenadora da Casa, Michelle Setubal , o projeto já foi premiado quatro vezes com a Certificação de Responsabilidade Social, que valoriza o trabalho promovido por 17 profissionais que atuam na localidade.

Atuando no contraturno do horário escolar, os professores ministram aulas de línguas estrangeiras, educação física, de informática, entre outras, para estudantes que procuram a unidade. “A Certificação é muito importante para nós, dá uma visibilidade maior ao nosso trabalho, realizado há 16 anos na região. ”

O seminário “Uma Atitude de Valor Catarinense” prosseguiu pelo período da tarde desta segunda-feira, com as palestras: Responsabilide Social: Conheça, Pratique e Valorize, que foi ministrada por Itelvino Schinaider, representante da Fecontesc; Balanço Social, Conceitos e Mecanismos Para sua Construção, que teve como palestrante a representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Raquel de Cássia Souza Souto; Certificação e Troféu Responsabilidade Social, Como Conquistá-lo, por Ana Lúcia Tengaten, da OAB.

Também foi ministrada a palestra Responsabilidade Social, Uma Atitude de Valor Catarinense, pelas representantes da Alesc e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Maria de Loudes Nazário e Lusiane Bueno da Rosa.

Em 2018, o certame recebeu 162 inscrições. Deste número, 108 foram concluídos dentro do prazo. Ao final do processo, 68 instituições, entre empresas públicas e privadas, cujos balanços sociais atenderam aos critérios exigidos no edital, foram certificadas.

Comissão mista
Junto à Assembleia Legislativa, outras 10 entidades compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social: Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), OAB-SC e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/

 

 

Voltar