Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/08/2019 - 11h27min

Seminário discute políticas públicas para geração hídrica no estado

Imprimir Enviar
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges, em Campo Belo do Sul. Crédito: Eletrosul/Hermínio Nunes, por meio da Secom-SC

A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, promove na próxima quarta-feira (14) o seminário de Políticas Públicas para geração hídrica a partir de Centrais de Geração Hidrelétricas (CGHS) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS). O evento – direcionado a empreendedores, indústrias, prestadores de serviços, estudantes universitários e população em geral interessada no tema – está marcado para o auditório Antonieta de Barros, das 8h às 18h.

O seminário tem dois objetivos: conscientizar a população sobre as políticas relacionadas à geração de energia, e discutir e apresentar à sociedade a indústria e os prestadores de serviços envolvidos na geração de energia elétrica de fonte hídrica, das PCHs e CGHs, que compõem a diversificação da matriz energética nacional. A primeira palestra, às 10h, será do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que falará sobre o planejamento do setor elétrico brasileiro e como considerar as vocações regionais na matriz energética do Brasil.

Frente Parlamentar
Durante o seminário, será lançada a Frente Parlamentar de Apoio às CGHS e PCHS, proposta pelo vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB). “É uma área estratégica de negócios para a produção industrial catarinense e, por consequência, para o incremento da arrecadação tributária do Estado”, justificou o parlamentar.

De Nadal lembrou ainda que é necessário buscar isonomia de incentivos fiscais com as demais fontes renováveis, adequando-se às exigências de compensações ambientais, e ampliar a divulgação sobre os benefícios ambientais e financeiros para a população onde se instala uma PCH ou CGH.

Voltar