Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2014 - 14h44min

Seminário discute a legislação e o tratamento psicoeducacional no autismo

Imprimir Enviar

Teve início na manhã desta terça (13) no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright do Palácio Barriga Verde mais uma edição do Seminário Descentralizado de Estudo e Conscientização sobre o Autismo em Santa Catarina. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com a participação da Associação Catarinense de Autismo (ASCA). Esta é a quinta edição do seminário que já passou por Campos Novos, Criciúma, Imbituba e Itajaí. Ainda devem ser realizados ainda esse ano outros encontros em Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Araranguá, Fraiburgo e mais dois extraordinários.

Antes do início das palestras que debateram o atendimento psicoeducacional da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o deputado José Nei Alberton Ascari (PSD), presidente da comissão, conferiu o Título de Pessoa Amiga do Autista a Luciana Vieira Sarkis, presidente da Associação Amigos do Autista (AMA) de Florianópolis, e a Kátia Franzoi, da AMA Litoral, que representou a ASCA no evento. 

Luciana Sarkis alertou para as dificuldades enfrentadas pela associação da capital que desenvolve seu trabalho há aproximadamente 20 anos e atende cerca de 30 famílias. Apesar de contar apenas com uma estrutura física de duas salas no bairro Estreito, oferecem apoio nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, orientação educacional e profissional. A associação sobrevive principalmente da promoção eventos para o levantamento de fundos para os tratamentos. "Necessitamos de um apoio mais específico, hoje o apoio através de subvenções sociais é muito esporádico", esclareceu Luciana.

Kátia Franzoi, da ASCA, destacou a importância do evento para disseminar informações. "Estamos ainda engatinhando no aprendizado em como lidar com essa condição. Precisamos conhecer mais como pensam e como agem essas pessoas para estimular seu desenvolvimento pleno", afirmou Kátia.

O deputado José Nei Ascari defendeu a realização do seminário como forma de levar informações úteis para o diagnóstico, tratamento e divulgação do transtorno. "A interlocução com a sociedade é fundamental para definir políticas públicas para as pessoas com deficiência. Somos instrumentos para que ideias sejam materializadas", defendeu como presidente da comissão.

Direitos garantidos
Durante a manhã, para um auditório lotado com acadêmicos, profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, representantes de entidades sociais e pais de autistas, foram realizadas duas palestras que trataram da legislação nacional e estadual sobre o tema e o atendimento psicoeducacional dos Transtornos do Espectro do Autismo. Janice Aparecida Steidel Krasniak, pedagoga e assessora parlamentar da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou as políticas públicas desenvolvidas a partir da implementação da Lei Federal 12.764/2012 e a Lei Estadual 16.036/2013.

Ela destacou a importância do conhecimento das legislações que garantem os direitos para o exercício da cidadania plena tanto da pessoa quanto da família afetada pelo transtorno. Dentre os direitos assegurados pelas leis está o direito de matrícula em qualquer instituição de ensino. "Nenhum gestor educacional pode negar ou cobrar a mais de alunos diagnosticados com o transtorno. Tampouco justificar valores diferenciados por causa da presença de professor ou acompanhantes especiais", alertou Janice.

O reconhecimento do autista como pessoa com deficiência também foi destacado pela pedagoga por permitir uma série de benefícios como o estímulo a entrada no mercado de trabalho, a moradia e a assistência social, além do acesso a medicação especial continuada,  o tratamento multidisciplinar e o diagnóstico precoce.

Passos para o diagnóstico
A psicopedagoga Viviane Costa de Leon proferiu a palestra sobre o atendimento psicoeducacional e autismo em que primeiro abordou uma revisão histórica para depois contextualizar os procedimentos e definições dos novos tratamentos. Atualmente o TEA engloba as características da síndrome de Aspenger, do Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outras Especificações (TGSOE) e do próprio autismo.

"As dificuldades e a natureza são as mesmas, então o tratamento é o mesmo. O que ocorre é que os sintomas atingem de forma diferente as capacidades de comunicação, comportamento e socialização. O TEA não atinge especificamente apenas um elemento dessa tríade, mas os sintomas se distribuem e estão presentes nas três áreas", esclareceu Viviane.

Apesar de todos os avanços dos estudos na área, o diagnóstico ainda é feito a partir da avaliação do paciente. Não existe um marcador biológico capaz de atestar a presença dessa condição. "O que é possível verificar é que existem pacientes primários que possuem um prognóstico melhor por não apresentarem alterações genéticas ou neurológicas e os secundários que apresentam essas alterações e por isso estão em uma condição que requer mais atenção".

As palestrantes concordaram ao afirmar que o diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento das pessoas com o transtorno. "Hoje já existem dados que mostram que as dificuldades de fala estão atingindo um número cada vez menor de diagnosticados. O trabalho com estímulos funcionais tem como ponto inicial o entendimento do diagnóstico para depois se apropriar da técnica, que não pode ser um atendimento mecânico ou com reduzido número de horas. É preciso entrar no cotidiano da criança", defendeu Viviane.

O seminário continua no período da tarde com as palestras de Rogério Rita e José Raimundo Facion, pós-doutorado em TEA.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar