Seminário debate Transtorno do Espectro Autista em São Bento do Sul
O município de São Bento do Sul sediou nesta segunda-feira (4) o “Seminário Transtorno do Espectro Autista: Conhecer para Incluir”. Cerca de 350 profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, representantes de entidades sociais e pais de autistas, lotaram o auditório da Univille para debater temas relacionados ao autismo.
O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o apoio da Associação Catarinense de Autismo (Asca), Prefeitura Municipal e Associação dos Pais e Amigos de São Bento do Sul.
Este foi o 16º evento realizado pela Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência neste ano. “Um importante trabalho de capacitação e formação continuada, que já oportunizou mais de 8000 pessoas neste ano. A Alesc tem o compromisso de manter estas atividades em busca de ampliar a inclusão social e a qualidade de vida destas pessoas”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP).
O presidente ainda anunciou que o Parlamento catarinense lançará no dia 21 a publicação “Principais Direitos das Pessoas com Deficiência”. De acordo com Dreveck, o livro apresenta de forma objetiva onde e como as pessoas com deficiência podem garantir seus direitos.
Presente no evento, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Gelson Merísio (PSD), destacou a importância de orientar os profissionais sobre o tema. “A capacitação promovida nestes eventos é fundamental para possibilitar que professores tenham as informações necessárias para perceber e compreender os autistas. Isto melhora a qualidade da relação, promovendo uma transformação na vida das pessoas”, afirmou.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), fez um relato das ações desenvolvidas para ampliar direitos e garantir atendimento de qualidade. “A Comissão têm promovido eventos em todas as regiões do estado para capacitar profissionais que são multiplicadores das informações. São informações importantes que podem antecipar o diagnóstico permitindo que sejam adotados tratamentos adequados”, ressaltou.
Palestras e debates
Os profissionais e familiares presentes acompanharam no período da manhã a palestra do psicólogo e professor José Raimundo Facion, que possui pós-doutorado em Transtorno do Espectro Autista na Alemanha e é considerado um dos maiores especialistas do tema no Brasil. À tarde, os debates abordaram a socialização, inclusão e reabilitação com a presença da presidente da Associação Catarinense de Autismo, pedagoga Cátia Cristiane Punhajen Franzoi.
Homenagens
Na cerimônia de abertura do seminário, o Presidente da Assembleia Legislativa deputado Silvio Drevek, o deputado Gelson Merisio, o deputado José Nei Ascari e a assessora técnica da Comissão de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência da Alesc, Janice Krasniak foram homenageados pelo trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência no Estado de Santa Catarina.