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24/09/2013 - 18h05min

Seminário debate propostas de mobilidade urbana para Grande Florianópolis

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Reunião da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Foto: Juliana Stadnik

Dentro das atividades previstas para a Semanada Estadual da Mobilidade Urbana que teve início hoje (24), por intermédio da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, o Seminário “Projetos de Mobilidade Urbana para Grande Florianópolis” abordou a apresentação de dois projetos que visam melhorar a mobilidade urbana na região.

De acordo com o coordenador técnico da SCPar, Guilherme Medeiros, os projetos apresentados correspondem ao edital lançado pelo governo do estado por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde empresas privadas se inscreveram apresentando estudos de novos modais para a região da Grande Florianópolis. “Diante desta apresentação o governo analisa a viabilidade e principalmente se existe compatibilidade com o que já vem sendo feito no que diz respeito à mobilidade. Com os projetos em mãos, o governo do Estado poderá escolher uma das propostas ou criar uma nova”, explicou.

Propostas
A primeira apresentação foi da administradora de concessões CCR. Segundo o representante da empresa, Marcelo Rebouças, a solução para a Grande Florianópolis é a operação com transporte marítimo através do projeto Barcas Floripa. “Para esta proposta fizemos um estudo detalhado sobre o canal hidroviário, as correntes de vento e as correntes marítimas, constatando a viabilidade da implantação do projeto”, frisou.

Em sua explanação, Rebouças informou que aproximadamente 4,3 mil pessoas foram ouvidas sobre as propostas, entre elas usuários de ônibus, motoristas de carros e motociclistas que trafegam nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo. “Nossa intenção foi mapear o maior fluxo, de onde as pessoas vêm e para onde as pessoas vão. Nosso conceito básico é apresentar algo sustentável e adaptável, sendo que um projeto marítimo tem a possibilidade de se adequar conforme a população cresce”, destacou.

Já o estudo apresentado pelo Consórcio Floripa em Movimento prevê oferta de transporte marítimo, monotrilho e POD SIT (carro elétrico sem motorista). De acordo com o representante da concessionária, Alan Monteiro, a iniciativa do monotrilho já é realidade em grandes centros urbanos no exterior e chega ao Brasil neste ano com projeto para implantação em São Paulo. “Na Grande Florianópolis, a proposta é implantar o monotrilho em três fases, sendo a primeira com 7,1 quilômetros de extensão, entre o Terminal Rita Maria, no Centro de Florianópolis, e um novo terminal no bairro Kobrasol, em São José. Numa segunda fase, seriam implantados mais 4,35 quilômetros, com um terminal em Barreiros, em São José. E na terceira e última etapa, seria realizada a integração com uma nova rodoviária na área do Ceasa, na região central da Grande Florianópolis”, detalhou.
“Menos investimento público, participação e investimento do setor privado, e o não aumento da tarifa estão dentro da proposta do monotrilho”, pontuou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

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