Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2019 - 12h13min

Seminário debate formas de estimular aprendizado de pessoas com deficiência

Imprimir Enviar
Foto: Julio Cavalheiro/Secom-SC.

As dificuldades que o professor tem numa sala de aula para estimular o aprendizado de pessoas com deficiência estarão em debate nesta sexta-feira (12), em Rio do Sul, no seminário “Caminhos para a inclusão humana e estratégias pedagógicas para favorecer a inclusão escolar”. Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, Apae de Rio do Sul e Fundação Catarinense de Educação Especial – o seminário terá cerca de 500 participantes entre educadores, pais, autoridades e profissionais de diferentes áreas, como saúde e assistência social que atuam com este público.

Os objetivos do seminário são orientar sobre a importância de conhecer o cérebro; apresentar estratégias clínicas que podem ser utilizadas no contexto escolar; mostrar as ferramentas para melhor inclusão escolar dos alunos atípicos; evidenciar protocolos de observações clínicas e pedagógicas; e proporcionar debate referente ao processo de inclusão escolar.

Para o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o debate é importante porque “são vários os tipos de dificuldades que se apresentam em sala de aula e, se o professor não for instruído ou que saiba que existem técnicas para estimular essas crianças, elas serão apenas socializadas nas salas de aula, o tempo passa e elas não conseguem aprender direito determinadas situações”.

Segundo Caropreso, é preciso personalizar os métodos de ensino para que cada um seja tratado de acordo com suas dificuldades. “Se a gente quiser otimizar a passagem deste cidadão pela sala de aula e motivar o aprendizado, temos que ter técnicas diferentes para os diferentes tipos de deficiência, e só profissionais habilitados e bem informados é que vão saber potencializar”, avaliou o deputado. Para o parlamentar, o ideal é “raciocinar para aquele cidadão, aquele aluno com deficiência e saber por onde vai começar, por onde vai estimular o aprendizado”.

Depois de Rio do Sul, o tema voltará ao debate em novos eventos programados para Campos Novos, Porto União, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Taió.

Voltar