Seminário debate cooperação científica entre UFSC e UQAM
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia, a partir de hoje (22), o encontro “Cooperação Científica Brasil-Quebec: territórios e fronteiras como lugares de trocas, de diálogos e de inovação”. O seminário tem como propósito aprofundar as experiências de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Université du Quebec à Montreal (UQAM) e debater possibilidades de pesquisas conjuntas em diversas áreas do conhecimento. O evento, organizado em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, segue até quarta-feira (24).
A cooperação entre UFSC e UQAM foi materializada institucionalmente através de acordo assinado em 16 de janeiro de 2012. No entanto, a relação de colaboração entre as duas universidades foi iniciada em 1986. Em termos acadêmicos, elas mantêm a produção de pesquisas conjuntas e promovem a mobilidade de alunos e professores. Atualmente, pesquisadores da UFSC das áreas de Psicologia, Planejamento Urbano, Ciências Políticas, Geografia, Literatura, entre outras, demonstram interesse em participar desse projeto de cooperação científica. Além disso, a UQAM possui um Centro de Estudos e Pesquisa sobre o Brasil.
De acordo com o presidente do seminário, professor Elson Manoel Pereira, e a diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UQAM, Anne Rochette, as duas instituições têm características em comum que facilitam as ações de cooperação. “São universidades muito importantes em seus países, que englobam cerca de 50 mil estudantes, e desenvolvem trabalhos que podem dialogar. É uma via de mão dupla, em que ganham os países e as instituições”, disse Pereira.
Para Anne, a missão da universidade é cumprida de forma mais satisfatória quando ela está inserida em uma rede de colaboração. “A internacionalização deve ser baseada em uma estratégia crescente. As universidades devem se unir, formando uma rede robusta. A UQAM é parecida com a UFSC em termos de características de professores, de estudantes e temas de pesquisas. Queremos formalizar os laços já existentes entre as duas instituições para facilitar o trabalho colaborativo”, ressaltou.
A vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, salientou que a meta da universidade é intensificar a internacionalização. “O objetivo é qualificar o corpo docente e o ensino. Estamos celebrando a ligação com a UQAM, pois é mais um laço que fortalece a nossa internacionalização”.
Fundada em 1969, a UQAM é uma universidade pública de língua francesa que já formou mais de 225 mil pessoas. Hoje conta com mais de 2 mil professores e atende 42 mil estudantes em 315 programas de estudo. Acolhe 3 mil estudantes estrangeiros provenientes de 89 países.
O diretor de Serviços de Relações Internacionais da UQAM, Sylvain St-Amand, durante o debate sobre as experiências de cooperação internacional, destacou que 22% dos intercâmbios firmados pela universidade são com países da América Latina. Segundo ele, desde 2005, 300 alunos da UQAM fizeram intercâmbio na América Latina e 79 estudantes latino-americanos foram para a Université du Quebec à Montreal. Destes, 49 são brasileiros.
O diretor frisou, ainda, que a UFSC é um dos 28 parceiros da UQAM. Ele considera a relação entres as duas instituições “talvez a mais rica de todo o Brasil”. Com a proposta de reforçar os vínculos de colaboração mantidos pelas duas universidades, a diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UQAM, Anne Rochette, anunciou três bolsas de estudo destinadas a alunos de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina.
Programação
Às 14h, será realizada a mesa redonda “Planejamento urbano e territorialidade”, com mediação de Maria Inês Sugai (UFSC). Às 16h, o assunto em debate será “Fronteira, território e Identidade”. O primeiro dia de evento será encerrado com apresentação cultural.
No dia 23 de abril, o primeiro tema a ser debatido será “Literatura, territórios e identidades”. A mediadora será a doutora Luciana Rassier (UFSC – Universidades de Rennes e La Rochelle). A tarde iniciará com a mesa redonda “Desenvolvimento humano e ambiente urbano”, às 14h, tendo Ariane Kuhnen como mediadora. Às 16h30, Maria de Fátima Moretti (UFSC) vai mediar o debate sobre “Teatro e sociedade” e às 19h haverá a mesa especial “Escola do Legislativo e cooperação internacional”.
O último dia do evento, 24 de abril, começa às 9h com debate sobre “Mobilidade internacional e estágios: um complemento à formação universitária”. Às 10h, o tema será “Grandes eventos esportivos”. Às 14h, inicia a mesa “Perspectivas de cooperação”, cuja mediadora será Anne Rochete (Université du Québec à Montréal - UQAM ). O encerramento está previsto para as 16h.
Cooperação Científica Brasil-Quebec: territórios e fronteiras como lugares de trocas, de diálogos de inovação e de criação.
Coopération scientifique Brésil-Québec : territoires et frontières comme lieux d'échanges, de dialogues d’innovation et de création.
Programa/Programme
Data/Date: 22, 23 e 24 de Abril de 2013
Local/lieu: Auditório Antonieta de Barros
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Segunda 22 de Abril – Lundi 22 avril
14:00 horas/heures - Mesa Redonda II: Planejamento Urbano e Territorialidade(s)/Table Ronde II: Planification Urbaine et Territorialité(s)
Mediador: Maria Inês Sugai (UFSC)
Participantes:
Caroline Patsias (UQAM)
Elson Manoel Pereira (UFSC)
Anne Latendresse (UQAM)
Ricardo Tranjan (CERB)
Renata Brauner Ferreira (UFRJ/UQAM)
16:00 horas/heures Intervalo/Pause
16:30 horas/heures Mesa redonda III: Fronteira, Território e Identidade/Frontière, Territoire e Identité
Mediador: Leila Christina Dias (UFSC)
Participantes:
Maristela Ferrari (UFSC)
Stella Maris da Veiga Pereira (UFSC)
Laurent Jerôme (UQAM)
Gislene Santos (UFPR)
18:30 horas/heures Evento Cultural/événement culturel
Terça 23 de Abril – Mardi 23 avril
10:00 horas/heures: Mesa Redonda IV: Literatura, Territórios e Identidades/ Litérature, Territoires et Identités
Mediador: Luciana Rassier (UFSC - Universidades de Rennes e La Rochelle)
Participantes
Marc Charron (Universidade de Ottawa)
Magali Sperling (UFSC)
Pierre Mathieu Le Bel (UQAM)
Luciana Rassier (UFSC - Universidades de Rennes e La Rochelle)
12:30 horas/heures- Intervalo/Déjeuner
14:00 horas/heures: Mesa redonda V: Desenvolvimento humano e ambiente urbano / Le développement humain et l'environnement urbain
Mediador: Ariane Kuhnen
Participantes
Maria Aparecida Crepaldi (UFSC)
Maria-Luiza Schwarz (Universidade Federal de Campina Grande)
Lucie Sauvé (UQAM) (visioconférence)
Marc Bigras (UQAM) (visioconférence)
16:00 horas/heures: Intervalo/Pause
16:30 horas/heures Mesa redonda VI: Teatro e Sociedade/Théâtre et Societé
Mediador : Maria de Fátima Moretti (SASSÁ) (UFSC)
Participantes:
Carole Marceau (UQAM)
Chantale Lepage (UQAM)
Fábio Salvatti (UFSC)
Elisana de Carli (UFSC)
18:30 horas/heures Intervalo / pause
19:00 horas/heures: Mesa Especial: Escola do Legislativo e Cooperação Internacional
Quarta 24 de Abril – Mercredi 24 avril
09:00 horas: Mobilidade Internacional e estágios: um complemento à formação universitária/ Mobilité internationale et stages: un complément à la formation universitaire des étudiants - UFSC/UQAM Témoignages des étudiants.
Mediador Robert Davidson (UQAM)
Participants : Samuel Steiner
Luis Felipe
Marylin
10:00 horas/heures: Mesa Redonda VII: Grandes eventos esportivos/ Table Ronde: Grands événements sportifs
Mediador: André Luis Santos
Participantes:
Paulo Rizzo (UFSC)
Pierre Mathieu Lebel (UQAM)
Fernanda Sanchez (UFF)
Anne-Marie Broudehoux (UQAM) (visioconference)
12:00 horas/heures – Intervalo/Déjeuner
14:00 horas/heures: Mesa de Encerramento: Perspectivas de cooperação Brasil-Quebeque/Table-Ronde: Perspectives de cooperation Brésil/Quebéc
Mediador: Anne Rochete (UQAM)
Participantes:
Elson Manoel Pereira (UFSC)
Anne Latenderesse (UQAM)
Luciana Rassier (NEC-UFSC)
Paulo Vieira (UFSC)
Robert Davidson (UQAM)
16:30 horas/heures Encerramento/ Clôture de la réunion
Rádio AL