Seminário debate comunicação na gestão pública municipal
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Colegiado de Comunicação dos Municípios de Santa Catarina (Colecom) promovem nos dias 12 e 13 de novembro o 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal. O evento é realizado no auditório do Ministério Público (MPSC), em Florianópolis.
O objetivo do encontro é capacitar os profissionais da área de comunicação que atuam nas assessorias de imprensa das prefeituras e Câmaras de Vereadores, como jornalistas, relações públicas e publicitários. A iniciativa busca promover a troca de experiências e a integração entre as assessorias de comunicação dos municípios e as mídias estadual e regional, consolidando parcerias com as entidades representativas do setor.
O seminário propõe debates sobre a importância da comunicação municipal para a construção da cidadania, os desafios da comunicação pública em tempos de redes sociais, o poder das rádios na comunicação municipal, publicidade institucional, entre outros temas.
O entendimento dos organizadores do evento é que a comunicação desempenha um papel fundamental na construção e consolidação da imagem da administração municipal, que tem a obrigação de dar transparência a seus atos, com caráter informativo, educativo e impessoal."É uma oportunidade para entendermos as nuances do jornalismo, estreitarmos os relacionamentos e capacitarmos os nossos profissionais para que sejam mais eficientes e eficazes, levando, por meio dos órgãos de comunicação, mais transparência e presença junto às comunidades", disse o 1º vice-presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori.
Dados da Fecam apontam que, dos 295 municípios catarinenses, 225 têm atualmente uma estrutura de assessoria de comunicação, com um profissional responsável ou pelo menos um servidor que presta informações sobre o setor.
Transparência e interesse público
A administração municipal e o papel da mídia foi o tema abordado no painel de abertura do evento. O debate foi conduzido pela colunista e comentarista do Grupo RBS em Brasília, Carolina Bahia, e pelo jornalista Fabio Gadotti.
Transparência e interesse público pautaram os pronunciamentos dos debatedores. "O desafio dos assessores é destacar as informações relevantes, de interesse da comunidade, aquilo que pode fazer a diferença para o cidadão, tornando assim a administração municipal mais transparente", enfatizou Carolina. "Isso é muito importante para que o cidadão tenha total conhecimento do que está acontecendo no seu município, onde os recursos estão sendo aplicados, também para fiscalizar a administração pública", complementou.
Na avaliação de Gadotti, a evolução em relação a esses temas se deve à legislação sobre transparência pública e democratização da informação e à conscientização de gestores públicos. "Essas leis obrigaram os poderes públicos a disponibilizarem mais informações, serem mais transparentes", comentou. Apesar dos avanços conquistados, o jornalista acredita que é necessário progredir. "Ainda persiste no país a ideia de que os órgãos públicos não precisam prestar contas à sociedade. Isso está mudando, já melhorou, mas temos que avançar. E o assessor de comunicação tem um papel fundamental como multiplicador de informações. Ele pode contribuir para mudar essa cultura, deixando as informações cada vez mais claras para o cidadão."
Solenidade de abertura
A cerimônia de abertura do seminário, realizada na manhã desta quarta-feira (12), foi prestigiada por profissionais de comunicação, prefeitos e representantes de entidades organizadoras e apoiadoras do evento.
Entre elas, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori), o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp 4º RS/SC), a Associação dos Diários do Interior (ADI-SC), o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e o Sindicato dos Publicitários, Agenciadores e Trabalhadores em Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina (Sinpatep).
Na ocasião, a Fecam fez o lançamento do portal Guia SC (www.guiasc.tur.br), ferramenta que oferece informações turísticas dos municípios catarinenses.
Participação da Alesc
O diretor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Chico Alves, participará do seminário como debatedor no painel "Modelo de Comunicação na Gestão Pública". A atividade será realizada na quinta-feira (13), a partir das 9 horas.
O debate conta com a presença da diretora de Divulgação da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, Thamy Soligo, e do coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler.
Mais informações em www.fecam.org.br
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